UNIDADES REGIONAIS EM AÇÃO - JARDIM

2020 foi um ano de muitas obras na regional de Jardim (GERJA), que inclui as cidades de Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia. Em 2021 os investimentos continuam em toda a região. São R$ 45.415.771,30 em obras que vão melhorar a qualidade de vida da população de sete importantes cidades de Mato Grosso do Sul.
08/01/2021 14:03:18

Foto: Acom

Cidade de Jardim, que abrange a regional.

JARDIM

Em Jardim estão programadas obras complementares do projeto Avançar Cidades. A parceria entre a Sanesul e a Caixa Econômica Federal vai disponibilizar um investimento no valor de R$ 2.430.258,43 para a conclusão das obras na cidade.

Entre elas,   estão a execução de mais de 44,7 km de rede coletora de esgoto, 2.329 ligações domiciliares de esgoto,  a construção de uma estação elevatória e mais 1.680 m de linha de recalque. Os recursos já garantidos pelo Programa Avançar Cidades vai contemplar também a execução de serviços de projeto de trabalho técnico social.

GUIA LOPES DA LAGUNA

Em Guia Lopes da Laguna, os investimentos atingem um montante de R$ 8.500.000,00.  O canteiro de obras na cidade contempla a  execução de mais de 54 km de rede coletora de esgoto, 2.260 ligações domiciliares, três estações elevatórias, e ainda a execução de 1.832 metros de linha de recalque. Todas as obras e mais os serviços de projeto de trabalho técnico social estão incluídas na parceria com a Caixa Econômica através do programa Avançar Cidades.  A previsão também prevê investimentos na área de abastecimento com a perfuração de um poço tubular para uma sondagem estratigráfica com cerca de 600 metros de profundidade.

Guia Lopes da Laguna já tem garantido mais de R$ 3.500.000,00 que serão utilizados em obras complementares do projeto Avançar Cidades em 2021.

CARACOL

Já no município de Caracol, o investimento em 2021 será de mais de R$ 7.400.000,00. Estão previstos a construção de mais de 25 km de rede coletora de esgoto, 950 ligações domiciliares, uma também uma estação elevatória.  Parte do recurso será destinada à execução de projetos sociais também previstos no Programa Avançar Cidades  - uma parceria da Sanesul  com a Caixa Econômica Federal.

BONITO

Na capital do Ecoturismo, as mudanças atingem principalmente a região central da cidade. Obras no valor de R$ 744.415,00 estão trazendo melhorias no saneamento da cidade turística mais visitada no Estado de Mato Grosso do Sul. Os investimentos foram usados na  perfuração  de dois poços tubulares profundos, o BON-016 de 102 metros de profundidade e o BON-015 com  152 metros de profundidade. Parte do recurso foi aplicado na aquisição de 3.500 hidrômetros sem conexões.

Ainda para 2021 já estão garantidos R$ 3.792.364,97 em investimentos no município Bonito.  Em 2020, uma parte dos recursos já foi distribuídos na aquisição de ferramentas, equipamentos, veículos pick-ups, e também num braço valetador . Ferramentas que serão  utilizadas nas ações de combate a perdas, assim como na redução e controle de perdas no sistema de abastecimento de água. Por fim, o investimento também contempla a contratação de empresa de engenharia para a elaboração do estudo de concepção,  considerando novas fontes de abastecimento para a cidade que tem a população praticamente triplicada no período de temporada de férias.

NIOAQUE

O programa Avançar Cidades também está presente no cronograma de investimentos da cidade de Nioaque. Por lá, a Sanesul construiu uma ETE- Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade de tratar 20 Litros de esgoto bruto por segundo,  além da execução de mais de 24 km de rede coletora de esgoto. Os investimentos garantiram também  905 ligações domiciliares de esgoto, construção de quatro elevatórias, além de  projetos sociais que serão desenvolvidos na cidade ao longo do ano de 2021. O investimento na Capital do Ecoturismo atinge o montante de RS 11.205.309,00.

SIDROLÂNDIA

Bem próxima a  capital do estado, Sidrolândia está sendo contemplada com várias Obras em andamento  - Programa Avançar Cidades em parceria com a Caixa Econômica Federal. A cidade está recebendo mais de 86 km de rede coletora de esgoto, 4.558 novas ligações domiciliares de esgoto e mais  3 km de linha de recalque, além de melhorias na ETE. Ao longo de 2021 estão previstos ainda muitos projetos  e serviços técnico social na cidade que serão desenvolvidas pela Sanesul.

Para 2021, os recursos já garantidos são de R$ 7.379.313,00. O dinheiro será utilizado também na melhoria do abastecimento com a perfuração de um poço tubular profundo (CAS-001), com profundidade de 180 metros e demais obras complementares do Programa Avançar Cidades.

Foto: acom

ETE - Porto Murtinho