Técnicos da Sanesul visitam Sabesp para conhecer setor operacional da companhia

"Conhecendo os desafios enfrentados por eles, que muitas vezes são similares aos nossos, podemos pular etapas na melhoria do nosso processo, aprendendo com os erros e acertos uns dos outros”, afirmou Elthon Teixeira
11/07/2016 17:17:00

Laboratório de pitometria e macromedição

Aproveitando à ida ao do I Seminário Internacional ‘Controle de Perdas e o Enfrentamento da Escassez Hídrica’, em São Paulo, o grupo técnico da Sanesul composto pelos gerentes regionais de Dourados, Paulo Nepomuceno e Nova Andradina, Jair Ribeiro, pelo gerente Comercial, Onofre Assis de Souza e gerente de Sistemas de Abastecimento de Água, Elthon Santos Teixeira e pela assessora da Diretoria Comercial e de Operações, Sara Maciel, realizou visita à sede corporativa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na última terça-feira (05).

Guiados pelo gerente de operações da Sabesp, Alex Orellana, e pela engenheira Simone Previatelli, os técnicos da Sanesul visitaram as áreas operacionais da companhia, entre elas o laboratório de pitometria (macromedição e ensaio de bombas e níveis de reservatório), e o cadastro técnico da Sabesp, a fim de verificar o processo de migração para a base de informações georreferenciadas. Além disso, trataram de normas técnicas, controle de qualidade dos serviços e produtos, entre outros temas relevantes para a área operacional e controle de perdas da Sanesul.

“O principal destaque foi o contato com os técnicos da Sabesp e a possibilidade de conhecer os desafios enfrentados por eles, que muitas vezes são similares aos nossos, e a forma como a companhia lida com tais situações.

Assim, podemos pular etapas na melhoria do nosso processo, aprendendo com os erros e acertos uns dos outros”, afirmou Elthon Teixeira. O gerente de Sistemas de Abastecimento de Água da Sanesul destacou o trabalho da companhia paulista no que tange à pavimentação após os serviços de manutenção da rede de água e esgoto nas vias.

Visita teve objetivo de intercâmbio de experiências

“Eles estão avançando no uso de asfalto ensacado, que a Sanesul já vem utilizando também há alguns anos. Além disso, eles fazem envoltório de concreto no buraco para evitar rebaixamento e transtornos à população”.

“Olhando o trabalho da Sabesp sabemos que estamos no caminho certo. A dimensão deles é maior, enquanto fazem 10 mil atendimentos por dia, fazemos a mesma quantidade por mês, mas os problemas e atividades são os mesmos. O trabalho da Sabesp no controle das pressões na rede e a reposição asfáltica foram temas que tratamos que serão importantes para a melhoria do trabalho em nossa Regional”, afirmou o gerente regional de Dourados, Paulo Nepomuceno.

Para o gerente Comercial Onofre Assis, a ideia é saber como estão sendo solucionados os problemas na Sabesp, como setorização, pressão na rede, cadastro técnico, reparos de vazamentos, reposição asfáltica, intermitência no abastecimento, que são as principais causas de reclamações dos usuários, para aplicar na Sanesul e assim melhorar a qualidade dos serviços prestados. “Nesse leque de atividades, temos a mão de obra, principal insumo, que precisa ser capacitado para executar os serviços com rapidez e qualidade, dentro dos prazos acordados com os clientes e fiscalizados pela agência reguladora”, concluiu.

Carro de pitometria que vai a campo para fazer aferição dos macromedidores

Gerente Alex Orellana apresenta organograma da Sabesp para técnicos da Sanesul