ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Técnicos são capacitados pela Sanesul para as ações sociais e palestras educativas nas comunidades de MS

No mês de janeiro, foram realizados treinamentos para os técnicos sociais de campo nos municípios de Selvíria, Miranda, Pedro Gomes e Rio Brilhante; o objetivo foi orientá-los para a execução de pesquisa socioeconômica e os projetos sociais com os moradores das áreas de ampliação do sistema de esgotamento sanitário
Escrito por ACOM/SANESUL
03/02/2022 14:15:22    


Foto: acom

Equipe de campo em atuação nas comunidades nos municípios

A Gerência de Meio Ambiente da Sanesul - GEMAM, iniciou o ano com uma agenda de treinamentos e ações sociais nos municípios atendidos pela empresa.

No mês de janeiro, em Selvíria e Miranda, foram feitos os treinamentos com os técnicos de campo que aplicam a pesquisa socioeconômica com os moradores da área que passam por ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário nos municííos atendidos. Foram repassados os procedimentos de como abordar o morador e sobre as informações constantes no formulário de pesquisa, para que haja padronização entre os técnicos.

A pesquisa é a base do Diagnóstico Socioeconômico, o qual resume todas as características sociais da população a ser beneficiada, podendo observar quais os anseios desta população, auxiliando na elaboração de propostas de atividades que irão compor o respectivo Projeto Social.

Já nos municípios de Pedro Gomes e Rio Brilhante, a capacitação foi realizada com os técnicos da terceirizada que vão iniciar o desenvolvimento dos Projetos Sociais.

A capacitação é dividida em duas etapas, a teórica e a prática: Na fase teórica, são abordados conteúdos sobre saneamento básico, saúde, educação ambiental, sobre o projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário e sobre todas as atividades propostas no Projeto Social a ser desenvolvido no município, visando o nivelamento do conhecimento com o técnico social que terá contato direto com os moradores.

As ações com as comunidades são realizadas com apoio do CRAS, com todos os moradores das áreas com ampliação do sistema de esgoto

Aqui também são repassadas informações sobre a abordagem correta com o morador.

Posteriormente, é realizada a parte prática da capacitação, que compreende o estudo do Projeto Executivo da Obra (plantas) e a identificação do sistema de esgotamento sanitário do município (quando há), ou seja, são visualizados em campo os Poços de Visita, estação elevatória de esgoto, estação de tratamento de esgoto e emissários. Em seguida, é realizado o reconhecimento da área a ser atendida com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário no respectivo município, de modo a localizar os beneficiários da obra.

A capacitação dos técnicos da empresa contratada é feita por uma equipe da Sanesul, que fiscaliza todo o trabalho, e é um instrumento de grande importância nas ações do trabalho social, pois é proposto o nivelamento do conhecimento, para que ele seja multiplicador das informações sobre o saneamento à população.

Nos dias 25 e 26 de janeiro, foram realizadas 2 palestras educativas, no município de Paranaíba. O tema das palestras foi “Saúde, Higiene e Esgotamento Sanitário”. A primeira palestra aconteceu no CRAS “Maria Felix da Silva” e 36 pessoas participaram, e a segunda aconteceu no CRAS – Aristides Ferreira de Araújo com 30 participantes, todos moradores da área de projeto de ampliação do sistema de esgoto pelo Programa Avançar Cidades.

Os participantes ganharam garrafas squeeze como brindes, e receberam cartilhas educativas e folderes, com informações sobre a importância do saneamento e de realizar as ligações domiciliares, e sobre as obras de ampliação do sistema de esgoto de Paranaíba.

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.