Técnico de saneamento fala sobre qualidade da água aos alunos de escola técnica

A palestra foi na Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira (ETEC), sobre Análise Físico-Química da água. O convite foi feito por professora da escola.
04/09/2019 10:27:15

Walter Bogamil, repassando sua experiência aos alunos da Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira

Em agosto, o funcionário e Técnico de Saneamento, Walter Bogamil, esteve representando a Sanesul em uma palestra realizada na Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira (ETEC) - SP, sobre Análise Físico-Química da água.

Ele falou aos alunos sobre a rotina da regional de Três Lagoas e os serviços que garantem a qualidade da água, além de mostrar os procedimentos seguidos pela Empresa de Saneamento de MS para controle dos padrões de potabilidade, conforme a legislação específica e vigente.

Foram debatidos os principais parâmetros sobre as análises e os cuidados durante a coleta da água, a fim de garantir um resultado eficiente.

“Fui convidado através do Gerente Regional, Adilson Bahia, a pedido da Professora Jeane. Os alunos participantes foram receptivos e interessados, debatemos muito sobre a legislação e questões técnicas práticas. Fico feliz ao poder transmitir o conhecimento do meu dia a dia para a formação destes jovens.

Na prática, coletando material para análise da água

E de falar sobre a Sanesul e sua responsabilidade com os serviços prestados no fornecimento de água”, comentou Walter Bogamil.

Na ocasião, foi realizada uma coleta nas dependências da ETEC, para análises in loco de Cloro residual e PH e bacteriológico, para que todos os alunos pudessem ver na prática o procedimento.

“A experiência foi muito boa, os alunos sairam da teoria da legislação e viram  na prática o cuidado e toda a responsabilidade que precisamos ter para garantir uma água com qualidade. A turma do II módulo (semestre) de Técnico de Meio Ambiente pode questinar e tirar várias dúvidas pertinentes, que foram prontamente respondidas pelo senhor Walter”, comentou a professora da ETEC, Jeane Alves de Jesus.

Para levar água de qualidade até a torneira do consumidor, a empresa investe constantemente em tecnologia e equipamentos para serem usados no monitoramento e tratamento. A Empresa possui um laboratório Central que realiza as análises de maior complexidade e 10 Laboratórios Regionais que realizam as análises com frequência semanal. Juntos, processam mais de 8 mil análises microbiológicas e físico químicas/mês.

Além disso, em cada uma das localidades são realizadas diariamente análises de controle operacional.