Sanesul vai ampliar fluoretação da água nos municípios de MS

Mais 5 municípios que devem contar com adição de flúor: Três Lagoas, Maracaju, Itaporã, Rio Brilhante e Amambai.
29/08/2023 10:18:54

Diretoria da Sanesul recebendo o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água

Mais cinco cidades de Mato Grosso do Sul terão flúor na água encanada. Os municípios que devem contar com a fluoretação são Três Lagoas, Maracaju, Itaporã, Rio Brilhante e Amambai.

A medida foi formalizada em reunião da diretoria da Sanesul com o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água, que tem o Governo do Estado e o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) como membros.

O comitê foi recebido pelo diretor-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, Renato Marcilio da Silva, e os técnicos da Sanesul que apresentaram o plano de ampliação da fluoretação da água para esses municípios. A previsão é que ele seja colocado em prática ainda no segundo semestre deste ano.

Segundo o Engenheiro Elthon Santos Teixeira, Gerente de Desenvolvimento Operacional – GEDEO, essa ampliação já estava planejada em função do Plano Estratégico da Sanesul e incluída nas metas do Plano Plurianual (PPA) para o desenvolvimento das ações do Governo do Estado. A companhia é a instituição estadual responsável pela infraestrutura e obras de saneamento básico que garantem a água tratada nas residências de 68 municípios atendidos. Atualmente, a empresa produz em média de 11 bilhões de litros de água tratada e distribuída por mês.

"É muito importante avançarmos na ampliação da fluoretação do Estado, visando melhorar as condições de saúde da população. O investimento nessa ação se reverte em benefício diretos para as pessoas atendidas pela Sanesul", afirma o gerente.

A fluoretação das águas como medida efetiva na redução da cárie

O processo de fluoretação consiste na adição controlada de um composto de flúor na água distribuída à população, com a finalidade de elevar a sua concentração até um determinado valor estabelecido por legislação, como  efetivo na prevenção da cárie dentária.