Sanesul utiliza tecnologia americana para detectar problemas na rede de esgoto em Dourados

Equipamento proporciona agilidade na manutenção, reduzindo tempo de serviço e custos
19/06/2019 10:47:39

Visor mostra rede de esgoto rompida

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) investe em tecnologia para aprimorar os serviços de manutenção. A estatal possui equipamento de fabricação americana que permite fazer o monitoramento da rede coletora de esgoto e detectar possíveis problemas.

O equipamento consiste em uma câmera de vídeo conectada a um computador que registra, em tempo real, a parte interna das tubulações por meio de vídeo e também de fotos.

Essa tecnologia pode facilitar, por exemplo, a identificação de problemas de entupimento da rede, situação muito comum na rotina dos técnicos da empresa.

A gerência regional da Sanesul em Dourados fez uso dessa tecnologia para inspecionar uma rede de esgoto que estaria com problema na Avenida Marcelino Pires, esquina com a Rua Gaspar Alencastro.

“Após um trabalho minucioso de nossa equipe, conseguimos detectar que a rede de esgoto da Sanesul e a drenagem de chuva do município foram rompidas, certamente em decorrência de alguma intervenção feita na localidade”, destacou o gerente regional da Sanesul, Paulo Roberto Nepomuceno.

De acordo com o gerente, os reparos na tubulação da Sanesul devem ser iniciados nesta quarta-feira (19).

Equipe da Sanesul utiliza tecnologia no serviço de manutenção

Ele destaca que será necessária a troca de um trecho maior, o que deve ocorrer neste feriado e final de semana.

Tecnologia

Para o gestor de processos da Gerência de Esgotamento Sanitário da Sanesul (Geses), Lafaiette Silva Oliveira, esse equipamento é mais um exemplo de que a tecnologia é uma forte aliada do serviço de saneamento.

“É possível visualizar qualquer anormalidade, desde lixo acumulado até gordura excessiva nas paredes dos tubos. Também eventuais ligações clandestinas de esgoto ou canalização indevida da água de chuva”, explica.

Além de dar agilidade na manutenção, reduzindo tempo de serviço e custos, as imagens ajudam a verificar a vida útil e condições das tubulações.

A Sanesul possui dois equipamentos desse tipo e são utilizados de forma estratégica pela estatal.