Sanesul realiza ações socioambientais em 24 municípios de MS no primeiro semestre

08/08/2023 09:02:15

Campanha Educativa em Bonito -Junho de 2023

A Sanesul encerrou o primeiro semestre de 2023 com diversas ações sociais realizadas nas comunidades beneficiadas por obras de expansão ou implantação dos sistemas de esgotamento sanitário nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

De Janeiro a Junho, cerca de 23.000 pessoas foram beneficiadas por atividades em 24 municípios, totalizando 10.515 visitas educativas, 24 palestras, 32 campanhas educativas infanto-juvenis, 05 oficinas educativas e 19 cursos de geração de renda.

As ações têm o objetivo de informar a população sobre a intervenção física das obras de saneamento, bem como promover conceitos em educação ambiental que devem ser observados para a correta utilização do sistema.

Para atingir este objetivo, uma equipe treinada faz visitas domiciliares individualizadas e ações coletivas, tais como palestras, campanhas educativas e oficinas para adultos, crianças e jovens.

Ações solidárias e de impacto social relevante

Também são contempladas ações que promovam a geração de renda e inserção da população no mercado de trabalho, como cursos de capacitação e qualificação profissional nas áreas de alimentação e embelezamento. Segundo a gerência de meio ambiente, os cursos de geração de renda são extremamente positivos, proporcionando independência financeira de homens e mulheres de todas as idades, e a melhoria da qualidade de vida das mesmas.

Despertar a consciência ambiental

Com o objetivo de despertar a consciência ambiental e mostrar a importância do saneamento para a saúde e qualidade de vida, a Sanesul também desenvolve um trabalho de educação ambiental.

Este ano, a empresa promoveu ações alusivas a datas comemorativas do Dia Mundial da Água e Dia do Meio Ambiente, nos meses de março e junho, respectivamente.

Curso geração de renda em Rio Verde de MT - Junho/2023

Nestas ocasiões são ofertados materiais pedagógicos para faixa etária infanto-juvenil, bem como apresentações teatrais e concessão de brindes aos participantes, no geral, alunos da rede regular de ensino. Por exemplo, foram contemplados aproximadamente 6.000 crianças e adolescentes nos municípios de Bonito e Taquarussu.

A Sanesul também oferece suporte a iniciativas próprias em educação ambiental junto às unidades e gerências Sanesul, bem como a Secretarias de Meio Ambiente e Educação de diversos municípios de MS que trabalham tais conteúdos em sua grade curricular. Para tanto, foram concedidos aproximadamente 16.000 exemplares de cartilhas educativas e 4.000 brindes.

Todas estas ações são planejadas e executadas sob a condução da Gerência de Meio Ambiente – GEMAM ligada à Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente – DEMAM da Sanesul.

As atividades socioambientais do segundo semestre deste ano já estão em desenvolvimento em diversos municípios de Mato Grosso do Sul. A Sanesul irá atender ainda mais pessoas e levar o conhecimento sobre o saneamento diretamente à população.

Palestra Ivinhema - Junho/2023