Sanesul realiza ação de combate às perdas de água potável na cidade de Caarapó

Equipe está executando vários serviços para detectar irregularidades e vazamentos; na próxima etapa também será feita a setorização da rede de distribuição de água
14/07/2023 13:51:17

A execução das obras para combater as perdas de água começa por identificar irregularidades, vazamentos nas redes e fazer a padronizações de cavaletes

Para garantir a segurança hídrica e evitar desperdícios, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está executando o projeto de combate as perdas de água tratada no município de Caarapó, que pertence à unidade regional de Naviraí. O objetivo é reduzir o IPL (índice de perda por ligação) em até 25 litros por cada ligação ao ano.

Segundo o gerente da regional, Marcelo Piell Martins, a equipe técnica está executando 3 mil ordens de serviços de pitometria em ligações ativas e inativas para identificar possíveis irregularidades, vazamentos nas redes e ramais, e também fazendo reparos e padronizações necessárias nos cavaletes.

O Diretor Comercial e de Operações da empresa, Madson Valente, acompanha as equipes em campo. Segundo ele, é um grande projeto em execução que depende de uma equipe técnica multidisciplinar. “A cooperação de diversas áreas da empresa é fundamental para concluir essa etapa. Neste momento estamos mobilizando equipes e equipamentos, e até mesmo materiais de outras localidades, para que possamos corrigir os problemas encontrados. É um projeto que vai equilibrar o sistema de abastecimento de água na cidade. Depois dessa ação, será possível dar melhor resposta às demandas que forem geradas, principalmente durante as manutenções emergenciais, evitando impactar negativamente a rotina do consumidor”.

O combate às perdas de água é uma das estratégias da Sanesul, que adota medidas preventivas de modo a manter em bom funcionamento os sistemas de abastecimento. Na prática, a companhia monitora os sistemas e faz investimentos necessários, evitando problemas de emergência hídrica.

A orientação do diretor presidente da Sanesul, Renato Marcílio, é de que os números de perdas de água diminuam no Estado, e que ações sejam adotadas rigorosamente e investimentos em projetos sejam executados em todos os municípios quando necessário.

O trabalho que está sendo desenvolvido em Caarapó reforça o comprometimento do Governo do Estado para garantir a segurança hídrica nos municípios, além de atender as metas do Marco Legal do Saneamento.

O Diretor Presidente da Sanesul esteve com prefeito e vereadores de Caarapó apresentando os trabalhos e os investimentos previstos para o saneamento da cidade.

A meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional é que, em 2033, a perda anual de água potável no País seja de no máximo 25%.

Para a gerência de desenvolvimento operacional da Sanesul, responsável pelo planejamento, há outros projetos para reduzir cada vez mais o volume da perda nos municípios, assim gerando menor custo na produção e distribuição de água. “Controlar a região das incidências de vazamentos é uma prática adotada, por exemplo, no Japão, que é um dos melhores indicadores do mundo. Seguimos os bons exemplos, o meio ambiente agradece, a viabilidade economia aumenta e a população é mais bem atendida”, explica Rodrigo Pereira – Coordenador na COMAN/GEDEO.

Setorização da rede de abastecimento em Caarapó

A próxima etapa é fazer a setorização, execução de uma obra para isolar as regiões de abastecimento, permitindo facilitar a manutenção do sistema. “Atualmente, toda a tubulação está interligada entre si. Com a setorização, haverá a divisão em áreas menores, permitindo organizar a distribuição com pressões mais adequadas às normas, evitar a paralisação total do sistema quando houver a necessidade de manutenções e intervenções em uma determinada região”, explicou o engenheiro Elthon Santos Teixeira, gerente de Desenvolvimento Operacional (GEDEO).

Recentemente, o Diretor Presidente da Sanesul visitou o Prefeito de Caarapó, André Nezzi, e vereadores, e falou dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na localidade com o objetivo de garantir a segurança hídrica do município. Entre os assuntos, ele apresentou os investimentos previstos para a perfuração de um novo poço e para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário.