Sanesul premia melhores projetos de inovação idealizados pelas equipes

Ao todo, 24 projetos disputaram troféus e uma premiação em dinheiro. São ideias de aprimoramento e soluções para os serviços prestados pela empresa nos 68 municípios nos quais detém a concessão de água e esgoto.
14/09/2023 14:47:28

1° Prêmio Inovação - Boas Práticas e Ideias Inovadoras da Sanesul

Nesta quinta-feira, dia 14, aconteceu o encerramento do 1° Prêmio Inovação - Boas Práticas e Ideias Inovadoras da Sanesul, um concurso da empresa que premia projetos dos empregados com ideias inovadoras e aplicadas nos procedimentos de saneamento a fim de melhorar a qualidade dos serviços.

A Banda Down Rítmica da Associação Juliano Varela fez a abertura do evento que aconteceu na sede da companhia e contou com a presença dos gerentes e coordenadores das regionais, de diretores e funcionários, do presidente da Sanesul Renato Marcilio e do vice-governador José Carlos Barbosa – Barbosinha, este representando o Governo do Estado de MS.

“Muito satisfeito  em estar aqui para presenciar um momento de reconhecimento dos funcionários que criaram soluções para ajudar na execução dos serviços de saneamento. Eu tive o privilégio de fazer parte da história e diretoria desta empresa. A Sanesul tem um corpo técnico apaixonado pela causa ambiental e uma história de sucesso devido ao seu conjunto de servidores dedicados, esse é o bem mais precioso que nós temos aqui”, ressaltou o vice-governador.

Barbosinha também fez questão de destacar o caminho de sucesso da Sanesul em 44 anos de existência.

“Vejam a evolução do saneamento no Mato Grosso do Sul. Nós ganhamos destaque nacional nas revistas Exame e Isto é Dinheiro em razão de investimentos e projetos que saíram daqui. Essa companhia representa o sentimento do Governo do Estado e do nosso governador Eduardo Riedel, que é de termos um Estado próspero. E a Sanesul contribui com a prosperidade levando água potável e elevando os bons índices de saneamento básico, colocando o nosso Mato Grosso do Sul em um contexto diferenciado e uma referência para outras companhias do País”.

Para participar, os projetos inscritos precisavam estar inseridos em duas modalidades: ‘Prática Inovadora de Sucesso’ ou ‘Ideia Inovadora Implementável’, e estar contribuindo nos setores comercial, operacional de manutenção de sistemas de água ou operacional de manutenção eletromecânica.

Ao todo, 24 projetos disputaram troféus e uma premiação em dinheiro.

Diretor presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destacou o reconhecimento nacional e prêmios que a companhia ganhou, e os dedicou aos empregados da empresa.

O prêmio principal das duas modalidades ficou para a regional Paranaíba com o projeto chamado Jarrudão – método menos destrutivo de troca de ramais, criado pelos empregados Ruberlei da Silva Santos e Jailson Medeiros Silva.

Além disso, a dupla vencedora vai apresentar o projeto Jarrudão na FENASAN (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) 2023, em São Paulo.

Em sua fala, o diretor comercial e operacional, Madson Valente, idealizador deste prêmio, falou do apoio que recebeu da sua equipe e toda a direção da empresa que abraçou a ideia e a colocou em prática.

“Não se faz nada sozinho e este é o resultado de três meses de organização. Vimos aqui 24 boas ideias que já utilizamos para melhorar os nossos serviços. Agora vamos incentivar para que na próxima edição do Inova Sanesul tenhamos uma participação ainda maior. Independente da classificação, todos os projetos são importantes e fazem a diferença”.

O diretor presidente da Sanesul, Renato Marcílio, falou do orgulho de estar à frente da companhia e garantiu que uma nova edição do prêmio deve ser realizada para contemplar mais projetos.

“Nos 7 meses em que estou na Sanesul eu vejo como ela é uma engrenagem perfeita. Se eu me senti orgulhoso de assumir o desafio da presidência, hoje eu estou ainda orguloso porque eu entendo o que significa a Sanesul, eu sei da qualidade dos serviços  e do profissionalismo do pessoal que aqui trabalha”.

Para finalizar, o presidente resaltou matérias nacionais e prêmios que a companhia recebeu em reconhecimento ao trabalho entregue para a população sul-mato-grossense.

Destaque nacional

Nos últimos anos, a Empresa de Saneamento do Estado de MS (Sanesul), pertencente ao Governo Estadual, obteve reconhecimento na mídia nacional como uma das melhores empresas do País. Isso em razão dos esforços para a execução de projetos que garantem a universalização do fornecimento de água potável aos municípíos e distritos ( 128 localidades), mantém investimentos e parcerias que vão universalizar a coleta e tratamento do esgotamento sanitário, e a excelente gestão que mantém o equilíbrio financeiro da companhia.

O vice-governador José Carlos Barbosa – Barbosinha, representando o Governo do Estado de MS.