Sanesul participa de ação sobre uso adequado da rede de esgoto na região do Pantanal

A ‘Campanha Corumbá Mais Sustentável’ conta com a participação da Ambiental MS Pantanal e apoio do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e Polícia Militar Ambiental.
04/10/2023 09:22:16

Termo de cooperação foi assinado pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e parceiros.

Com o objetivo de orientar a população sobre o uso adequado da rede de coleta de esgoto, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) assinou esta semana um termo de cooperação denominado “Conservação Ambiental para o Saneamento Básico” na região do Pantanal.

As instituições assinaram o termo de cooperação na tarde da última segunda-feira (2), cuja campanha de conscientização envolve a participação de centenas de crianças e jovens que frequentam o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.

Somente na instituição participam mais de 400 estudantes dos variados bairros de Corumbá.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu na sede do Instituto Moinho, em Corumbá, com a presença de autoridades e representantes das entidades parceiras.

Para os organizadores, esse tipo de campanha institucional gera reflexos diretos para a conservação do Pantanal e do rio Paraguai, onde centenas de estudantes vão ser os influenciadores na Capital do Pantanal para garantir cuidado com o bioma.

De acordo com o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, a ideia é  proteger o sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte incorreto de produtos, principalmente plástico.

O dirigente destaca que a qualidade no fornecimento de água envolve também atenção com o tratamento de esgoto para garantir uma preservação do meio ambiente de forma universal. A orientação dos usuários é uma etapa importante na conservação.

“O fornecimento de água e a conservação são pontos interligados. Pretendemos continuar com essas ações e um cuidado muito grande com a preservação dos mananciais de água. Por isso mesmo, temos muita atenção com o tratamento do esgoto. Com essa parceria que construímos aqui, queremos contribuir para educar na melhor forma de se utilizar corretamente o sistema de esgoto. Acreditamos muito que as crianças vão aprender com o material que estamos trabalhando, vão aprender os processos e poderão preservar e ajudar o meio ambiente”, colocou Renato Marcílio.

O diretor presidente da MS Pantanal, Paulo Antunes, enfatiza que as medidas de sensibilização ambiental envolvendo crianças e adolescentes participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano contribuem para irradiar orientações para centenas de famílias.

“A importância de um trabalho como esse é o envolvimento de instituições para uma aliança do bem. O IHP, o Moinho, a Ambiental MS Pantanal, a Polícia Militar Ambiental e a Sanesul se juntaram em prol de um propósito comum, que é cuidar do meio ambiente através de uma educação ambiental de jovens. O Pantanal é um Patrimônio Natural da Humanidade”, reforça.

O presidente do IHP, Ângelo Rabelo, enfatiza que poder público e sociedade civil precisam estar unidos para garantir a vida saudável do Pantanal e das pessoas que habitam esse território.

“Essa é uma oportunidade que começa forte ao unir instituições com história e chega ao lugar certo que é Corumbá. Este é o maior município no Pantanal, tem uma responsabilidade do poder público e da sociedade em contribuir para que o lançamento inadequado de resíduos no esgoto seja combatido e evitado. É uma iniciativa para se mostrar educação e respeito com a natureza.”

ATIVIDADES

Como forma de engajar os jovens corumbaenses, 10 crianças deram início às atividades de conservação e visitaram todo o sistema de tratamento de esgoto de Corumbá durante a manhã de segunda-feira.

Esses estudantes vão atuar como influenciadores e já na segunda fizeram roda de conversa com outros jovens para contar como ocorre o tratamento e a importância de evitar descarte irregular na rede.

Cartilhas e panfletos explicativos vão ser trabalhados com todos os participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano ao longo do mês como forma de complementar o trabalho de sensibilização ambiental.

No Brasil, são produzidos e lançados de forma inadequada na natureza 3,44 milhões de toneladas de sacolas plásticas, garrafas pet, canudos, embalagens de xampu e isopor a cada ano. Grande parte desses resíduos são removidos nas nossas, ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e EEE (Estações Elevatórias de Esgotos).

De acordo com a MS Pantanal, do volume tratado nas unidades operadas pela concessionária, estima-se que dos 71.890 kg de resíduos contidos do gradeamento, respectivamente 21.640 kg são tecidos, 18.980 kg fibras/fiapos e 11.790 kg plásticos.

Somente a regional Corumbá (Pantanal) produz 27.550 kg de resíduos por mês, onde 8.293 kg são tecidos, 7.273 kg são fibras/fiapos, 4.518 kg são plásticos, e os 7.467 kg restantes dos demais diversos tipos de resíduos.

Foto: Acom

Campanha terá a participação de centenas de crianças do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.

Foto: Acom

Crianças do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano