ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul participa da Semana do Meio Ambiente no IFMS de Ponta Porã

Foi realizada palestra onde foram apresentadas ações de combate a perdas de água tratada na cidade e informações sobre os sistemas de água e esgoto da Sanesul
Escrito por ACOM/SANESUL
20/06/2016 10:28:00    


Aparelhos tecnológicos para localizar perdas de água

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, em que se discutiu os caminhos para a sustentabilidade ambiental e a importância da preservação do meio ambiente no que tange, também, às garantias dos recursos naturais, funcionários da Sanesul realizaram palestra no auditório do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Ponta Porã. A palestra, realizada no dia 02 de junho, foi ministrada pelos funcionários Dione Silva de Lima, gestor de processos técnicos e operacionais, e Robson Martinez, técnico em construção civil.

Na ocasião, também foram apresentadas as ações que estão sendo executadas para redução de perdas reais e aparentes, que tem por objetivo reduzir e identificar as perdas de água tratada (por exemplo com vazamentos e fraudes) nas redes de abastecimento, evitando, assim, o desperdício. Em três meses de trabalhos realizados, as perdas que eram de 165,41 litros/por ligação/por dia reduziram para 42,83 litros/por ligação/por dia na cidade.

“Esse projeto de combate a perdas visa também levar para a população a importância de se fazer o uso racional da água. O projeto existe desde 2015 e vem alcançando resultados positivos até o momento”, destacou Dione Silva de Lima.

As ações de reduções de perdas foram divididas em três etapas, sendo a primeira pesquisa com logger (instrumento de detecção de ruídos com transmissão de dados via rádio para localizar vazamentos não visíveis em sistema de abastecimento de água); a segunda etapa foi de pesquisas de vazamentos subterrâneos com hastes de escuta e geofones, que também detectam vazamentos por meio de ruídos, além de verificação da situação das ligações e cavaletes e hidrômetros, a fim de descobrir irregularidades. Já a terceira etapa também foi realizada com pesquisas de vazamentos com loggers e vistorias em galerias pluviais.

Já na palestra, os funcionários apresentaram o funcionamento do sistema de tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário e sua importância para a saúde e preservação do meio ambiente, bem como dicas de uso consciente da água. Durante a palestra, foram distribuídos materiais educativos para ajudar no entendimento das informações apresentadas.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.