Sanesul investiu mais de R$ R$ 689 mil em ações sociais em Mato Grosso do Sul

De acordo com a GEMAM (Gerencia de Meio Ambiente) da empresa, foram desenvolvidas ações sociais durante o período de obras em vários municípios.
04/01/2022 09:20:41

Em Terenos - 2021- curso de capacitação e/ou aperfeiçoamento com o tema ‘Pães recheados, doces e salgados’

Ao mesmo tempo que está efetivamente focada a atingir a meta da universalização do sistema de esgotamento sanitário, a diretoria da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) tem se dedicado efetivamente à área social, onde investiu mais de R$ 689 mil somente no exercício financeiro de 2021.

No total, a concessionária dos serviços de água e esgoto em 68 cidades de Mato Grosso do Sul destinou R$ 689.879,90 mil nesse setor para atender diretamente a população beneficiada com a ampliação do sistema de saneamento básico no ano passado. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul - DEMAM, comandada pelo engenheiro Helianey Paulo da Silva.

“Um dos principais objetivos do trabalho social, em acompanhamento às obras, é garantir a adesão da comunidade ao benefício ofertado, pois com a efetivação das ligações domiciliares, podemos ver um grande avanço na prevenção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população, além da preservação do meio ambiente”, afirma Flávia Machado, gerente da GEMAM (Gerência de Meio Ambiente) da empresa.

Na prática, quando há ampliação de redes de distribuição de água e de esgotamento sanitário ou implantação de novas ligações domiciliares, a Sanesul tem atuado na integração da população a ser atendida, na participação do processo de execução e gestão destes sistemas.

“Dessa forma, a Sanesul trabalha para garantir que os investimentos em saneamento sejam internalizados pela população. Este processo é realizado através de ações de educação ambiental e de mobilização sócial”, explica Flávia Machado. Segundo ela, em cada município, a educação ambiental é levada à população adulta, por meio de visitas domiciliares. De forma didática, o técnico social aborda o morador com informações sobre a importância do saneamento como benefício para a promoção da saúde pública e preservação do meio ambiente, bem como, a valorização do imóvel e desenvolvimento da cidade.

Com a população adulta também são desenvolvidas atividades de caráter socioeconômico, como aplicação de palestras educativas, oficinas e cursos de geração de renda. Também são realizadas campanhas educativas em escolas com público infanto-juvenil, com o intuito de desenvolver o conhecimento sobre saneamento ambiental.

“O trabalho social é necessário e faz parte da missão da Sanesul que é gerir serviços de qualidade em abastecimento de água e esgotamento sanitário, contribuindo para a saúde pública, a preservação ambiental e o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul”, acrescenta.

Vinculada a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), do Governo do Estado, a empresa entende ser de fundamental importância fomentar junto à população uma discussão voltada para as questões ambientais, visando à melhoria da qualidade de vida e da saúde, além da adequada utilização da estrutura concedida, como também para que a comunidade perceba de forma crítica e reflexiva os mecanismos sociais, políticos e econômicos envolvidos, sujeitos a transformação de sua realidade.

A ideia do diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, é dar continuidade no mês de janeiro/2021 ao cronograma de entrega de obras de saneamento estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Eduardo Riedel.

O ano passado, segundo ele, foi coroado de muito êxito, incluindo entregas de obras em 40 municípios, mesmo diante da dificuldade em decorrência da pandemia e da crise econômica do país.

BALANÇO 2021

Somente no ano passado, vários municípios de Mato Grosso do Sul receberam recursos para ampliar seus sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Os investimentos contemplaram a extensão das redes de distribuição de água e de coleta de esgoto, e a implantação de novas ligações domiciliares.

As propostas também garantem ações de mobilização social, visando integrar a população da área beneficiada a participar do processo de implantação e gestão dos sistemas.

Foram desenvolvidas ações sociais durante o período de obras em vários municípios. Esse trabalho inclui a efetivação de parcerias institucionais com a participação nas ações sociais de representantes e autoridades locais, de secretarias municipais de Assistência Social, de obras, educação, meio ambiente, entre outros, de cada município.

“Dessa forma, com o apoio das prefeituras, 33.375 pessoas foram contempladas com ações do trabalho social que a Sanesul promove”, atesta a gerente da GEMAM Flávia Machado.

Também já foram elaborados os projetos de trabalho técnico social para a população a ser atendida a partir da ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário de Pedro Gomes, Rio Negro, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Mundo Novo, Rio Brilhante, Caarapó, Pedro Gomes, Brasilândia, Camapuã, Caracol, Ladário e Nioaque. A execução destes projetos será iniciada agora em 2022 e o desafio da Sanesul de levar educação ambiental e ações sociais à população prossegue com mais cidades contempladas obedecendo ao calendário fixado pelo Governo do Estado e pela Seinfra.