Sanesul investe na ampliação da infraestrutura hídrica na cidade de Itaquiraí

No total, foram investidos mais de R$ 1,3 milhão na ampliar o sistema de abastecimento de água local
10/01/2024 14:15:19

Sanesul inaugura obra de perfuração e ativação de um poço tubular profundo em Itaquiraí

O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), reforçou nesta quarta-feira (10) seu compromisso com o desenvolvimento e qualidade de vida no importante município de Itaquiraí ao inaugurar uma significativa obra de ampliação da infraestrutura hídrica na região.

O governador em exercício José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e o diretor Comercial e de Operações, Madson Valente, representando o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, inauguraram pela manhã a obra de perfuração e ativação de um  poço tubular profundo (ITA-005), no município.

A iniciativa promete aprimorar consideravelmente o fornecimento de água no município, atendendo a necessidade da população.

A cerimônia de inauguração, ocorrida na Câmara de Itaquiraí, contou com a presença expressiva de autoridades, incluindo o prefeito Thalles Tomazelli, vereadores, secretários e colaboradores da Sanesul, enfatizando a importância desse importante investimento para a comunidade.

O investimento total na obra alcançou a cifra de R$ 1.376.461,65, evidenciando o comprometimento da companhia de saneamento em modernizar e expandir o sistema de abastecimento de água de uma das cidades mais influentes do sul de Mato Grosso do Sul.

O novo poço, com 150 metros de profundidade e uma vazão de 50 metros cúbicos por hora, integra-se de maneira estratégica ao sistema já existente, reforçando a segurança do abastecimento e contribuindo para suprir as demandas crescentes da população local.

Durante o ato, o governador em exercício Barbosinha reafirmou o compromisso do governo municipalista, liderado por Eduardo Riedel, em fazer entregas que venham beneficiar a população em vários setores, incluindo o de infraestrutura de saneamento básico, levando água de qualidade e esgotamento sanitário aos moradores nas regiões atendidas pela Sanesul.

"Essa é a essência do municipalismo. Com parceirias consolidadas, o município fazendo sua parte, e o Estado contribuindo, em parceria e sintonia. A expansão do serviço de saneamento demonstra a atuação do Governo em todas as áreas", afirmou o governador em exercício.

O diretor Comercial e de Operações, Madson Valente, enfatizou a importância do recente investimento destinado a assegurar e ampliar a segurança hídrica no sistema de abastecimento da cidade de Itaquiraí.

Segundo Valente, embora Itaquiraí já apresente um índice de perda exemplar, sendo uma das melhores referências no Estado, o investimento foi motivado por diversos fatores. Entre os quais, destacam-se o impacto previsto da Rota Bioceânica, o contínuo crescimento urbano e as projeções de expansão da cidade.

Ele disse que o investimento estratégico busca não apenas manter, mas elevar os padrões de eficiência, assegurando um abastecimento de água confiável e sustentável para a comunidade local.

“É um sistema bastante sustentável, porque o índice de perda em Itaquiraí é uma das melhores referências do Estado, mas nós fizemos esse investimento em razão também do impacto da Rota Bioceânica, da questão do crescimento urbano, da previsão de expansão urbana da cidade”, pontuou o diretor Comercial e de Operações.

O prefeito Thalles Tomazelli expressou sua gratidão pela parceria institucional, destacando a importância dos investimentos em torno do desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade de Itaquiraí, sobretudo, o comprometimento da Sanesul com a qualidade dos serviços públicos.

PLANO ESTRATÉGICO

Por determinação do governador Eduardo Riedel, a Sanesul inicia 2024 cumprindo sua missão de proporcionar serviços de saneamento de excelência, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento sustentável em todo Mato Grosso do Sul.

O plano estratégico para este ano envolve não apenas a perfuração de novos poços, mas também a implementação de ações, visando expandir a capacidade de produção de água e aprimorar ainda mais os sistemas já em funcionamento nas 68 unidades consumidoras onde a Sanesul opera.

Na semana passada,  o governo e a Sanesul entregaram o novo sistema de telemetria e mais um poço tubular profundo em Dourados e inaugurou o novo prédio de atendimento ao cliente da Sanesu na cidade de Itaporã.

Foto: João Garrigó

Evento contou com a participação do governador em exercício Barbosinha e do diretor Comercial e de Operações da Sanesul, Madson Valente.