Sanesul finaliza ação social na cidade de Paranhos

Curso de manicure e palestra com agentes comunitários de saúde fizeram parte da semana de ações sociais em Paranhos, município que está recebendo a ampliação da sua rede de coleta de esgoto
23/06/2023 14:38:37

A Sanesul está realizando a obra da ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município de Paranhos, são mais 223 ligações domiciliares e 3,6 km de rede pública que recolhe o material dos imóveis para o tratamento. Essas obras ainda fazem parte dos investimentos via programa Avançar Cidades.

Paralelo ao projeto de engenharia, também acontece ação social que beneficia os moradores que moram na região onde essa rede está sendo implantada.

Nos dias 20 e 21 de junho, em parceria com a prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, foi realizado mais um curso de manicure com 20 mulheres, incluindo aulas práticas e teóricas com apostilas, certificado e kit básico, com objetivo de oportunizar a geração de renda. A Gerência de Meio Ambiente e Ação Social da Sanesul – GEMAM é a responsável pelo projeto e conta com o apoio de instituições locais.

Segundo a gerência, os cursos de geração de renda são extremamente positivos, proporcionando independência financeira de homens e mulheres de todas as idades, e a melhoria da qualidade de vida das mesmas.

Já na quinta-feira, 22, foi realizada uma palestra com os agentes comunitários de saúde e combate às endemias.

Foram duas horas de conversa sobre saúde pública e cuidados relacionados ao sistema de tratamentos e esgotamento sanitário, abordando os princípios do saneamento básico.

Concurso de desenho

Para encerrar as atividades da semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sanesul participou de entrega de prêmios, junto com a Secretaria Municipal de Educação, na escola Dr. Misturo Saito.

É que, neste ano, a escola propôs um concurso de desenhos como atividade da campanha educativa infanto-juvenil em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A equipe pedagógica da escola desenvolveu a atividade que mobilizou cerca de 800 alunos do 1º ao 9º ano.  Com apoio dos professores, em sala de aula foram utilizadas cartilhas educativas e debates com a temática da preservação ambiental, para que os alunos tivessem conteúdo e inspiração para a elaboração dos desenhos.

Os primeiros colocados no concurso receberam tablet, fone de ouvido sem fio e celular.

No evento, o prefeito Donizete Viaro acompanhou as apresentações ao lado da Secretária de Educação, Antônia Zagonal, do supervisor da unidade local da Sanesul, José Márcio Marques de Lima, e da Assistente Social, Luana Oliveira da Silva, representante da Sociallis (Consultoria e Gestão de Projetos Sociais).