Sanesul executa projeto de setorização em Ribas do Rio Pardo

08/08/2019 11:05:42

Com o objetivo de reduzir as perdas de água tratada e facilitar a operação do Sistema de Abastecimento de Água, a Sanesul vai realizar obras de setorização em Ribas do Rio Pardo, que pertence a Regional Sanesul de Três Lagoas.

O trabalho de setorização consiste na adequação e divisão das redes, com a instalação de registros nos pontos finais e verificação de interligações, para permitir e facilitar qualquer tipo de manobra na rede.

Para Ribas do Rio Pardo foram estabelecidos 4 Sistemas de Abastecimento (macro setorização): Zona Alta Estoril, Zona Baixa Estoril, Zona Alta Central e Zona Baixa Central. Com a setorização, ficarão 27 zonas de manutenção.

De acordo com o supervisor local, Jeferson Sandro Machado, o serviço é fundamental para a operação da rede de distribuição de água, considerando que os setores de manutenções proporcionarão a interrupção do abastecimento somente na área em que estará sofrendo intervenção. “Situação que hoje é impossível, pois conforme a intensidade do vazamento é preciso fechar a saída do reservatório, deixando toda uma região sem água”, comentou.

Segundo a Gerência de Sistemas de Abastecimento de Água (GESAA), o projeto também facilita a identificação de perdas e o controle dos vazamentos. “Além de diminuir os impactos causados durante a manutenção nas redes, como desabastecimento, auxilia muito no combate as perdas de água através da redução da pressão nas tubulações. Este projeto é muito importante para a Sanesul e para o município”, disse Elthon Santos Teixeira.

Cronograma

A execução das obras será realizada pela equipe da Gerência Regional de Três Lagoas, a partir de projeto realizado pelos engenheiros da Gerência de Sistemas de Abastecimento de Água (GESAA).

Os trabalhos estão divididos em grupos de bairros e serão realizados nos dias 12, 13 e 14 de agosto, sendo necessária a interrupção temporária do fornecimento de água das 07h até as 23h59m.

A interrupção do abastecimento será somente nos bairros em que estará sofrendo intervenção do dia, sendo restabelecido após a conclusão das mesmas.

As regionais Paranaíba e Naviraí enviarão uma equipe de apoio. “Agradecemos o apoio dos profissionais que irão nos ajudar nesse trabalho para que possamos concluir os serviços neste prazo”, lembrou o gerente regional de Três Lagoas, Adilson Silva Bahia.