Sanesul entrega mais de R$ 7 milhões em obras de saneamento em Guia Lopes da Laguna e Bonito

Os atos públicos nas duas cidades, na região sudoeste do Estado, tem presença confirmada do diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, além de outras autoridades estaduais e municipais.
23/08/2023 07:45:59

Estação de Tratamento de Esgoto em Guia Lopes em foto de arquivo

Como parte do extenso cronograma de obras públicas e do planejamento estratégico do Governo do Estado, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) entrega nesta sexta-feira (25) mais de R$ 7 milhões em obras de infraestrutura de saneamento nas cidades de Guia Lopes da Laguna e Bonito.

As ações englobam obras primordiais nos sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário.

Na prática, a ideia da companhia é se antecipar a meta estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº14.026/2020), cujo objetivo é diminuir consideravelmente o número de pessoas que não têm acesso a saneamento no país.

A lei prevê que, até 2033, 99% da população brasileira deve ter acesso à rede de água tratada e 90% devem ter acesso à coleta e tratamento de esgoto.

Em Guia Lopes, Renato Marcílio entrega obras de execução de 12.895,42 metros de rede coletora de esgoto, 441 ligações domiciliares, uma estação elevatória de esgoto e obras complementares.

Com recursos do programa Avançar Cidades, o investimento soma R$ 5,1 milhões e faz parte da meta de universalização da área de cobertura do esgoto, em cumprimento às exigências do novo marco legal do saneamento básico.

Atualmente, Guia Lopes possui 70,90% de área coberta, o que leva o município a uma condição privilegiada entre as 68 unidades consumidoras nas quais a Sanesul detém a concessão dos serviços públicos.

BONITO

Em Bonito, as obras a serem entregues são voltadas ao sistema de fornecimento de água potável e também de esgoto, com objetivo de aumentar a segurança hídrica e a área de cobertura do esgotamento sanitário.

Na bela cidade turística o investimento foi de R$ 1.288.924,26 em obras de execução de 2.383,50 metros de rede de distribuição de água, 268 ligações domiciliares de água com padronização de caixa de hidrômetro, execução de 3.297,75 metros de rede coletora e 340 ligações domiciliares de esgoto, no conjunto Habitacional Rio da Prata.

Serão entregues ainda dois poços profundos, um com vazão 12,50 metros cúbicos por hora, profundidade 152 metros e vazão de 12 metros cúbicos por hora, no valor de R$ 308.007,02; e outro com vazão de 72 metros cúbicos por hora e  profundidade 102 metros, -- investimento  de R$ 303.737,85.

Também em Bonito estão sendo construídos dois reservatórios de 500 metros cúbicos (CR Tarumã e CR Machado) e duas elevatórias, com investimento total de R$ 8.006.117,55.

Tais avanços representam grande passo em direção à melhoria da infraestrutura de saneamento dessas cidades, contribuindo não apenas para a qualidade de vida de seus habitantes, mas também para o desenvolvimento sustentável da região.

O compromisso do governador Eduardo Riedel em atender às demandas da população é evidenciado por meio dessas realizações que, sem dúvida, têm um impacto positivo duradouro.

O diretor-presidente da Sanesul se diz satisfeito em celebrar mais este marco significativo para a população de duas importantes cidades parceiras.

“Essas obras de saneamento são um passo importante em direção à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, bem como ao fortalecimento de suas infraestruturas. A Sanesul tem se esforçado constantemente para fornecer serviços de água potável e saneamento de alta qualidade, e esses investimentos são uma prova concreta desse compromisso”, disse Renato Marcílio.

ETE na cidade de Bonito em foto de arquivo