Sanesul e prefeitura apresentam cronograma de obras de saneamento no centro de Ponta Porã

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e o gerente Regional da empresa, Célio Poveda Filho, fizeram a apresentação das intervenções que serão feitas da cidade.
14/04/2023 15:40:42

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio.

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e a prefeitura de Ponta Porã apresentaram na manhã desta sexta-feira (14), durante audiência pública, ocorrida na Câmara de Vereadores, o cronograma de obras de infraestrutura de saneamento para o centro da cidade.

O objetivo do encontro, que contou com a presença de representantes de empresas e outras autoridades, é promover mudanças estruturais na região central da cidade dentro do projeto ‘Programa do Futuro’, com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) e contrapartida da prefeitura, envolvendo obras de drenagem, água, alargamento de vias e modernização da linha internacional.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e o gerente Regional da empresa, Célio Poveda Filho, fizeram a apresentação das intervenções que serão feitas da cidade, localizada na fronteira com o Paraguai.

Pelo plano de execução, serão 9.500 metros de ligações de rede de água e mil ramais serão padronizados no perímetro central.

A parte que cabe a empresa de saneamento dentro do projeto de reestruturação urbana elaborado pelo prefeito Eduardo Campos já começa na próxima segunda-feira.

“A Sanesul vai trabalhar para que a obra seja feita no menor tempo possível", colocou Renato Marcílio, durante a reunião.

Dentro do cronograma definido pelo poder público municipal, o projeto foi dividido em lotes, entre os quais, o que incluem as obras subterrâneas. Para isso, a rede de água será deslocada em todo o perímetro central para as laterais para abrir espaço para a rede de drenagem e, consequentemente, o alargamento das vias e a sinalização de trânsito.

“A reunião foi para comunicar as entidades de classe, o comércio e à imprensa sobre todas as melhorias que a Sanesul vai promover na rede do sistema de abastecimento de água da região central aqui do município”, informou Célio Poveda Filho, citando entre os serviços, a duplicação das redes e a retirada dos ramais de água do pavimento asfáltico.

O gerente da unidade local da Sanesul acrescentou que todos os ramais serão deslocados para as calçadas, conforme prevê o plano de execução das obras que a estatal promoverá na região central de Ponta Porã.

"Nós vamos atuar na região e nas ruas onde ocorrerão as obras de drenagem que estão sendo executadas aqui pelo Fonplata. A única melhoria que não terá a rede de drenagem será na Marechal Floriano, as demais, coincidem. Nós sairemos na frente, essa é uma obra que executaremos primeiro para poder promover as melhorias, e depois a drenagem vir sem as interferências que hoje existem ali no meio do pavimento asfáltico”, explicou Célio Poveda Filho.

BENEFÍCIO Á POPULAÇÃO

Para o prefeito Eduardo Campos, essas intervenções trarão muito benefícios à população.

“Nós vamos fazer intervenções grandes, que sejam permanentes e de forma que não prejudiquem tanto o comércio e população. Exigimos das empresas contratadas que os lotes tenham início e fim antes de ir para outro ponto, para que a intervenção seja o mais breve possível”, destacou.

Segundo a prefeitura, o projeto prevê investimento de quase R$ 100 milhões apenas na área central da cidade, ‘promovendo uma verdadeira revolução’.

“Ponta Porã jamais viu uma obra tão grande e complexa acontecendo ao mesmo tempo e isso se deve à competência em cumprir exigências, executar o projeto e firmar as parcerias necessárias para sua realização”, disse o secretário de Finanças, Fabrício Cervieri, ao fazer apresentação do projeto do Fonplata em números.

Também participaram da audiência pública os secretários municipais Marcelino Nunes de Oliveira (Segurança Pública), Carlos Bordão ( Habitação) e Ricardo Soares (Procurador Geral do Município), além do diretor Comercial e de Operações da Sanesul, Madson Valente, e o secretário-adjunto de Obras, Joanílson dos Santos Silva.

Pela Câmara Municipal participaram os vereadores Agnaldo Miudinho, Anny Espínola, Biro Biro, Edevaldo Matoso, José Menino Júnior, Kamila Alvarenga, Lourdes Monteiro, Marquinhos Bello, Neli Abdulahad, Ricardo Torraca, Valdecir Fernandes e Wanderlei Avelino.

A Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã foi representada pela sua presidente, Fabrícia Dias, que se fez acompanhada por comerciantes dos mais variados ramos.

Audiência Pública foi realizada na Câmara de Vereadores

Audiência Pública contou com a participação de várias autoridades