Sanesul e Governo do Estado autorizam grande investimento em saneamento para Caarapó

Estão previstos R$ 33,5 milhões de reais em obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário para o município
05/01/2024 14:50:09

O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), vai modernizar e ampliar a cobertura de esgotamento sanitário de Caarapó.

O governador em exercício José Carlos Barbosa (Barbosinha), em agenda oficial na cidade, assinou duas autorizações do processo de licitação de obras de esgoto.

As duas licitações compreendem um grande investimento para melhorar o sistema de coleta e tratamento do esgoto da cidade. Estão previstos R$ 25,9 milhões de reais, ainda conforme o processo licitatório, para obras de ampliação e pré-operação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com incorporação de sistema avançado de remoção de carga orgânica, e a construção de uma nova ETE ( com capacidade de processar 60 litros por segundos), maior e mais moderna, ao lado da existente.

Além disso, será ampliada em 25,8 km a rede de coleta nos bairros com mais  1.402 ligações domiciliares, um total de R$ 7,6 milhões em obras.

É uma ampliação de cobertura de esgotamento que vai colocar Caarapó na lista de cidades universalizadas, ou seja, muito em breve, cem por cento das moradias e comércios terão o esgoto coletado e tratado pela empresa Sanesul.

Esses e outros investimentos estão no planejamento estratégico estabelecido pelo governador Eduardo Riedel e pela Sanesul, com recursos garantidos do programa Avançar Cidades para as melhorias dos sistemas de saneamento.

Este é um dos maiores investimentos em saneamento já realizados na história do município.

A assinatura ocorreu na presença de autoridades estaduais e municipais entre eles, André Nezzi (prefeito de Caarapó) e Helio Peluffo (Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística).

Governador em exercício entrega obras em Caarapó e autoriza ampliação da rede de saneamento

O gerente da regional Naviraí, Marcelo Piell, representou o diretor-presidente da estatal, Renato Marcílio.

Novamente, Barbosinha destacou a proximidade do Governo do Estado com os municípios, e os esforços para que o saneamento básico esteja disponível em cada moradia ou comércio, atingindo a meta da universalização no Estado.

ÁREA DE COBERTURA

A área de cobertura do esgoto é de 62% e o objetivo é Mato Grosso do Sul antecipar a meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento que prevê a universalização do sistema até 2033.

Entre as cidades com a área de cobertura avançada estão Alcinópolis (99%), Santa Rita do Pardo (99%), Tacuru (99%), Três Lagoas (99%), Paranaíba (98,36%), Japorã (96,76%), Bonito (96.13%), Ponta Porã (94,09%), Por Murtinho (92,29%), Dourados (85,07%), Chapadão do Sul (84,39), Ribas do Rio Pardo (83,91) e Jateí (83,15%).