Sanesul conclui calendário de ações sociais de fevereiro no município de Sidrolândia

Depois de Ribas do Rio Pardo, Batayporã, Antônio João, Naviraí e Ponta Porã, a equipe da Gerência de Meio Ambiente da SANESUL- GEMAM encerra as ações com palestra educativa em Sidrolândia no dia 25
23/02/2022 10:07:46

Foto: Acom/Melissa Schmidt

PONTA PORÃ- As mulheres participam em maior número, para sair do ciclo de vulnerabilidade.

No município de Ponta Porã elas aconteceram no dia 18 de fevereiro no Banco de Alimentos com a participação de 17 pessoas. A maioria os cursos acontecem em espaços públicos, mais próximos dos beneficiários que fazem parte da área onde foi implantada a rede de esgoto, possibilitando a participação efetiva da população que está vivenciando os benefícios do saneamento pela primeira vez.

É que as ações são realizadas nas áreas de intervenção das obras de esgoto financiadas via Programa Avançar Cidades. É uma maneira de a Sanesul atuar nas comunidades como agentes de informações e transformação antes, durante e depois das obras de saneamento.

Ação em Ponta Porã

O Banco de Alimentos é mantido pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, e beneficia centenas de famílias vulneráveis, são distribuídos produtos produzidos pela agricultura familiar e que são adquiridos através de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e a prefeitura.

Um espaço estratégico para que a equipe técnica Social da empresa pudesse levar o Curso de Pão Caseiro – Doce e Sal, com o objetivo de dar apoio na implementação de iniciativas de geração de trabalho e renda, visando a inclusão produtiva, econômica e social, de forma a promover o incremento de renda familiar e o desenvolvimento socioterritorial.

Um dos cursos de geração de renda para a família é o de Pão Caseiro – Doce e Sal

A Sanesul investiu cerca R$ 246 mil reais nas ações no município de Ponta Porã, que incluem visitas domiciliares, palestras, campanhas, cursos, brindes e materiais gráficos utilizados, oferecendo oportunidade e valorização humana nesta parcela da população.

Município de Naviraí

Em Naviraí, a comunidade presenciou a palestra sobre "O prejuízo do óleo de cozinha na rede de Esgoto", no dia 11 de fevereiro na dependência do CRAS PARAÍSO, com a participação de 45 moradores beneficiados com a rede de esgoto.  As palestras também são atividades que fazem parte do projeto social que acompanha a obra de esgotamento sanitário.

É um momento de socialização e troca de informações entre os moradores e a equipe sobre o impacto na qualidade de vida que a universalização da rede de esgoto, através do Programa Avançar Cidades, proporciona.

E, para contribuir nesse cuidado com a rede de esgoto e com o meio ambiente, cada morador que participa das ações recebem uma ecobag e squezze como forma de sensibilização para o cuidado com o meio ambiente.

AGENDA EM SIDROLÂNDIA – A palestra será no dia 25/02/2022 no CRAS São Bento.

LEIA MAIS EM -https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-realiza-cursos-de-geracao-de-renda-para-as-comunidades-de--ribas-do-rio-pardo-e-bataypora-6463

Curso de design de sobrancelhas em Antônio João

Naviraí - palestra sobre "O prejuízo do óleo de cozinha na rede de Esgoto"

Batayporã