Sanesul apresenta estratégias para otimizar os sistemas de água e esgoto na cidade de Caarapó

O diretor Comercial e de Operações da empresa, Madson Valente, deu detalhes sobre novas ações e investimentos futuros durante reunião ocorrida na tarde da última segunda-feira (7), na Câmara Municipal da cidade.
09/08/2023 16:25:04

Equipe durante reunião na Câmara de Vereadores na cidade de Caarapó

A Sanesul (Companhia de Saneamento do Mato Grosso do Sul) está empenhada em implementar mecanismos e medidas inovadoras para  aprimorar a eficiência dos sistemas de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário na cidade de Caarapó.

O diretor Comercial e de Operações da empresa, Madson Valente, deu detalhes sobre novas ações e investimentos futuros durante reunião ocorrida na tarde da última segunda-feira (7), na Câmara Municipal da cidade, atendendo convite do prefeito André Nezzi e vereadores.

Durante a reunião, Valente falou dos projetos e intervenções previstas em torno da melhoria da infraestrutura de saneamento básico da cidade, localizada na região da Grande Dourados.

A ideia, segundo ele, é que a companhia execute as obras planejadas necessárias à expansão do saneamento básico local e desenvolvimento da região sem, no entanto, provocar impactos e danos à área urbana da cidade.

“Viemos fazer uma explanação daquilo que nós estamos pensando para os sistemas de água e de esgoto aqui. Nós estamos trabalhando em melhorias, dando eficiência ao sistema, fazendo incrementos. Iniciamos também a construção de um novo poço para atender o município, além de  aprimorar setores de manutenção para combater intensamente vazamentos invisíveis”, destacou o dirigente.

Valente, entretanto, alertou para eventuais transtornos que os moradores irão passar por causa das obras de infraestrutura que vão ser executadas no município.

“Nosso propósito é está muito próximo e discutindo com os representantes legais daqui de Caarapó, a melhor forma de não promover impactos na malha urbana”, disse. “É importante que a comunidade saiba que o transtorno é momentâneo, mas o benefício de uma obra, principalmente de saneamento, é algo que vem em definitivo”, acrescentou.

Na prática, a Sanesul cumpre determinação do governador Eduardo Riedel, cuja estratégia é promover melhorias contínuas no setor de saneamento nos 68 municípios atendidos pela empresa, visando a otimização do sistema e incremento de sua eficiência.

Em sua abordagem, Valente falou da importância dos investimentos e das ações necessárias à melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população, e demonstrou sensibilidade ao comentar sobre as possíveis inconveniências que os moradores podem enfrentar durante o período dos serviços de melhoria, tranquilizando a comunidade sobre os eventuais transtornos.

Segundo ele, é importante que os moradores compreendam que qualquer desconforto será temporário, enquanto os benefícios dessas melhorias serão permanentes.

A Sanesul reafirma o seu compromisso em se empenhar em elevar os padrões de qualidade dos sistemas de água e saneamento não apenas de Caarapó, mas de todas as unidades consumidoras de responsabilidade da estatal, cuja empreitada tem o potencial de transformar a qualidade de vida dos cidadãos locais e estabelecer um modelo exemplar para o setor de saneamento no Estado.

POÇO

Como parte do plano de obras de saneamento básico estabelecido pelo governo de Mato Grosso do Sul, a Sanesul investirá mais de R$ 2,9 milhões em Caarapó.

A estratégia do governo estadual é reforçar ainda mais a segurança hídrica do município.

Mesmo com o abastecimento de água potável já universalizado, a gestão municipalista do governador Eduardo Riedel tem como diretriz continuar investindo nessas localidades.

No total, serão investidos R$ 2.902.000,00 na obra de perfuração de um poço com previsão de profundidade de 550 metros e vazão de 200 metros cúbicos por hora.

O montante faz parte de um total de R$ 7.084.858,00 que a Sanesul licitou para atender sete cidades com obras de perfuração de poços.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, reafirma o compromisso contínuo da empresa em aprofundar a perfuração de novos poços e construir reservatórios onde for necessário, com o objetivo de ampliar a capacidade de reserva de água e assegurar a segurança hídrica nos municípios sob sua responsabilidade.