Sanesul, AGEMS e MS Pantanal se unem por projeto de educação ambiental nas escolas

O projeto será expandido para cerca de mil escolas em todo Mato Grosso do Sul; a Sanesul vai dar suporte para educadores com conteúdo informativo a respeito de como funcionam os sistemas de saneamento água e esgoto
21/09/2023 09:58:19

Educação ambiental vai chegar a cerca de mil escolas de MS com a Liga do Saneamento

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul - Sanesul está apoiando o projeto de educação ambiental lançado esta semana pela Agência Estadual de Regulação (Agems), Secretaria de Educação e MS Pantanal.

O projeto será expandido para cerca de 700 escolas estaduais e 300 escolas municipais em todo Mato Grosso do Sul.

Trata-se de um material pedagógico preparado especialmente para orientar professores e um conjunto de peças lúdicas que inclui gibi ilustrado, dedoches e mascotes vivos que representam cada uma das instituições. Um óculos de realidade virtual também será usado para entregar conhecimento e levar o estudante para dentro dos sistemas de tratamento de água e de esgotamento.

A Sanesul vai dar suporte para os profissionais da educação fornecendo conteúdo informativo a respeito de como funcionam os sistemas de saneamento nos municípios do Estado: da captação e distribuição de água potável e sobre a coleta e tratamento do esgoto doméstico.

O Acordo de Cooperação foi assinado no dia 18 de setembro na Escola Professora Fausta Garcia Bueno, na Capital. O lançamento reuniu mascotes da Sanesul, da MS Pantanal e os mais novos integrantes do grupo, o jovem casal Duda e Gui, da AGEMS.

Todas essas figuras estão presentes nas peças de comunicação para leitura e interativas, como o gibi ‘A Liga do Saneamento’, fantoches de dedo, banners e personagens vestidos. De forma lúdica, eles conduzem os alunos pelas histórias e convidam para a formação de uma grande rede de cuidados com a água, com os resíduos, com a preservação de todos os recursos naturais.

Toda a criação é da escritora e ilustradora Mara Calvis.

Segundo o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a proposta do projeto é motivar as crianças e jovens a serem agentes do desenvolvimento sustentável.

Todas as informações também estão disponíveis em formato digital.

Os 12 jingles com letra e melodia poderão ser vistos e ouvidos simplesmente apontando a câmera do celular para o QR Code que está no gibi.

Por esse método também é possível ver imagens de como funcionam a coleta e o tratamento de água e esgotamento. Em algumas escolas, a equipe de educação ambiental também vai proporcionar aos alunos a visualização desses sistemas por meio de um equipamento de realidade virtual.

“Vivemos em um país abundante, e é difícil administrar racionalização quando não se tem escassez. É hora de ir doutrinando esses jovens para que se formem adultos conscientes”, afirmou Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, em seu discurso.

CONCURSO CULTURAL

No dia 19, os parceiros lançaram um concurso cultural inovador sobre saneamento e sustentabilidade.

O concurso traz atualidade e inovação tanto no tema, abordando sustentabilidade, quanto na forma, desafiando os alunos a criarem vídeo e arte digital para redes sociais.

O público alvo são os estudantes da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno, em Campo Grande.

Com o tema “Educação Ambiental: saneamento para um futuro sustentável”, o lançamento aconteceu com a participação da primeira-dama do Estado, Monica Riedel, em evento com música, dança e o pontapé inicial oficial também de um amplo projeto de Educação Ambiental.

Ela festejou o fato de a proposta do projeto estar em sintonia com a premissa do Governo do Estado, de fazer um MS “inovador, verde, próspero e digital”. “Todas essas palavras são inspirações para vocês. E a criatividade vem da inspiração misturada com informação. Vocês têm tudo aqui”, disse aos estudantes.

Como prêmio pela criatividade e a dedicação, os vencedores vão receber smartphones. Serão entregues ao todo seis aparelhos aos participantes que obtiverem a melhor avaliação. A Secretaria de Educação anunciou que irá incrementar a premiação com notebooks.