Sanesul adquire kits de escoras metálicas para garantir segurança dos funcionários

Escoras garantem segurança do funcionário durante obras e serviços em valas e escavações
18/10/2016 10:48:00

Funcionários receberam treinamento

Com objetivo de garantir a segurança dos funcionários e da população durante a realização de obras e serviços nas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Sanesul comprou kits de escoras metálicas para as dez Gerências Regionais da Empresa. Cada kit é composto por 16 paredes de blindagem (estrutura em aço carbono de metal para contenção das valas e escavações), 12 esticadores para travamento e uma escada metálica. O trabalho de escoramento de valas é feito para evitar desmoronamentos do solo, apoiando as paredes laterais, evitando assim acidentes. No total, foram investidos R$ 170 mil, com recursos próprios da Sanesul.

“Os kits ficarão sob a responsabilidade das Regionais, que farão a logística para o atendimento das unidades quando houver necessidade de uso, de acordo com a profundidade da vala e das condições do solo. Os escoramentos em estruturas metálicas são úteis para fazer a sustentação e contenção das paredes em valas nos trabalhos com escavações”, explica o assistente administrativo da Gesad (Gerência de Suprimentos e Apoio Administrativo), Natalino Nantes.

A gestora em segurança do trabalho, Keila Rocha Barbosa, está realizando treinamentos sobre os procedimentos para orientar as atividades de escavação no que tange à abertura e fechamento de valas à céu aberto e métodos de trabalho, equipamentos de proteção e utilização correta das escoras metálicas.

O treinamento tem carga horária de 8 horas, divido em teórico e prático, onde são abordados os métodos adequados de trabalho para evitar acidentes.

Treinamento teve carga horária de 8 horas

Além disso, são tratados os procedimentos para abertura, escoramento, fechamento das valas e sinalização das vias.

“Os trabalhos em valas acontecem diariamente na Empresa e é uma atividade com risco elevado, onde sérios acidentes podem acontecer. Por este motivo, o escoramento é de suma importância para evitar desmoronamentos em condições instáveis do solo, apoiando as paredes laterais da vala com elementos travados”, concluiu Keila Rocha Barbosa.