Publicado em 10/04/2018 14:06:39    

Sanesul adota paisagismo corporativo

Mais verde na Administração Central da empresa, em Campo Grande, faz a diferença para os funcionários que respiram melhor e, segundo eles, resultam em produtividade

Foto: Neiba Ota

No intervalo, Juliana Zirbes conversa com o colega Armando Abdalla

O paisagismo corporativo se tornou um diferencial para os funcionários da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), em Campo Grande. Além de embelezar o prédio com o verde, as plantas vêm contribuindo para a qualidade de vida dos colaboradores e produtividade no ambiente de trabalho.

Nesse espaço com jardim, a estagiária Cecília Fichmann, de 22 anos, encontra um escritório ao ar livre, faz telefonemas para não atrapalhar os colegas do setor e aproveita para oxigenar as ideias. “Eu faço ligações, anoto, entendo o assunto e volto para minha sala mais animada”, comentou a jovem.

O contato com as plantas favorece o engenheiro Gilberto Vieira Veloso, de 68 anos, que há três décadas trabalha na empresa, para execução de seus projetos. “Ver um cenário vivo faz toda a diferença no meu dia-a-dia, o nosso compromisso é com a vida (água, saneamento) e precisamos tê-la perto de nós”, disse o engenheiro.

A técnica em saneamento, Miriam Tereza Campos, também aprova o ambiente verde na Sanesul. “A arborização me traz paz e disposição para trabalhar”, enfatizou.

O lugar se tornou cartão postal para quem chega à empresa.  “A primeira impressão é a que fica. Eu fui chamada há três meses para assumir o cargo de assistente administrativo e, logo que cheguei, o jardim me chamou a atenção por ser muito gracioso”, destacou a assistente administrativa Juliana Zirbes, de 27 anos, que no intervalo, aproveita para apreciar esse cenário. “É oportunidade de desconectar da rotina, alivia o estresse, é um espaço gostoso que merece ser preservado.”    

 

Saúde
Em ambientes em que a umidade do ar é baixa, o surgimento de alergias respiratórias tende a aumentar, assim como problemas de ressecamento ocular.

Foto:Neiba Ota

Estagiária Cecília Fichmann aproveita o ambiente com paisagismo para fazer anotações

O paisagismo corporativo pode ajudar no sentido de prevenir essas reações alérgicas. A presença das plantas, segundo o contador Danilo Gayeski, deixa o local de trabalho mais aconchegante, fresco e agradável. “É a natureza viva, você absorve o gás carbônico e expele o oxigênio e as plantas ajudam a manter o ar mais puro”, comentou Danilo.

O diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha, acredita que ao manter o ambiente empresarial mais saudável, os funcionários tendem a apresentar menos problemas de saúde e mais rendimentos. “Conviver com esse paisagismo sempre faz bem, o jardim corporativo não tem foco apenas na estética do prédio, mas também no bem-estar da equipe”, explicou o presidente.

Por isso, segundo o diretor-financeiro André Soukef, a Sanesul deve cuidar do ambiente de trabalho , cultiva saúde  através da Plantas. “O jardim está sempre bem cuidado para a boa impressão e imagem da empresa é fundamental  para trazer reflexos positivos à rotina dos funcionários.”
Diariamente, o jardineiro dos serviços terceirizados pela Sanesul, Claudinei Correa, mantém o local limpo, faz adubação e joga água. Desde a infância, ele lida com jardins e diz que o amor à natureza é o que garante o sucesso do paisagismo. “Meu pai era jardineiro e eu e meus três irmãos aprendemos a cuidar de um jardim, primeiro de tudo precisamos gostar das plantas, eu até converso com elas”, comentou.

Confira mais fotos do Paisagismo na Sanesul aqui

 


Foto: Neiba Ota

Engenheiro Gilberto Vieira Veloso diz que o paisagismo na empresa faz diferença em seu dia-a-dia de trabalho


Foto: Neiba Ota

Para o contador Danilo Gayeski, o ambiente de trabalho com mais verde se torna saudável


Foto: Neiba Ota

Jardineiro Claudinei Correa aprendeu a profissão com o pai



Neiba Ota/ ACOM