Rota do Saneamento prevê novos investimentos em ampla agenda pública nos municípios

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, começou o ano focado no cronograma de entrega de obras estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, pasta a qual a companhia é vinculada, cumprindo uma extensa agenda de visitas nos municípios.
18/02/2022 10:11:15

Walter Carneiro Jr. durante entrevista de rádio em Sonora

Interiorizar o saneamento básico tem sido o grande desafio do Governo do Estado, que vem executando importantes obras de ampliação dos sistemas de água tratada e de esgotamento sanitário nos 68 municípios onde a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) mantém a concessão dos serviços públicos.

Depois de passar, na quinta-feira (17), por Sonora e Pedro Gomes, 45º e 46º municípios visitados, a ‘Rota do Saneamento’ prevê novos investimentos em ampla agenda pública de entrega de obras de infraestrutura em outras cidades até o fim de março.

Segundo ele, o grande desafio do governador e da diretoria da Sanesul é atingir a meta de universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul dentro do prazo estabelecido,  antecipando as exigências do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Isso o dirigente deixou bem claro durante entrevista de rádio em Sonora e em visita a Pedro Gomes, onde, respectivamente, assinou ordem de serviço para instalação de uma central geradora fotovoltaica na unidade da companhia local e vistoriou a implantação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e outras obras complementares.

Por onde tem passado, Walter Carneiro Júnior reafirma que recebeu a incumbência do governador Reinaldo Azambuja de entregar todas as obras contratadas visando levar saúde e mais qualidade de vida para as pessoas, sobretudo, desenvolvimento socioeconômico para os municípios atendidos pela Sanesul.

Ele atesta que, além de manter o sistema de abastecimento de água tratada, já universalizado em Mato Grosso do Sul, a companhia trabalha forte com objetivo de alcançar 100% da área de cobertura do esgoto.

Com recursos próprios da Sanesul, via Programa Avançar Cidades, e por meio de parcerias institucionais, os investimentos incluem, entre outras obras complementares, a implantação de ETES (Estação de Tratamento de Esgoto), Estações Elevatórias (bombeamento) e ligações domiciliares de rede de esgoto.

As próximas agendas da Rota do Saneamento incluem visitas às cidades de Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paranaíba, Aral Moreira, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Miranda, Dourados, Nova Andradina, Naviraí e Corumbá.

ÁREA DE COBERTURA

Atualmente, a área de cobertura do esgoto em Mato Grosso do Sul é mais de 55%, mas há cidades que o sistema está praticamente universalizado, como são os casos de Três Lagoas (99%), Alcinópolis (99%), Bonito (98,88%), Porto Murtinho (91,01%), Japorã (95,64%), Tacuru (91,57)%, Ponta Porã (99%), Jateí (90,06%) e Paranaíba (94,12). Anaurilândia e Bodoquena, também se aproximam da meta.

Anaurilândia, por exemplo, tinha 46,61% da área de cobertura de esgoto em dezembro e passará a contar com 98% a partir da conclusão das novas obras autorizadas no último dia 21 de janeiro.

Localizada na região do Pantanal, Bodoquena conta com 90% da área de cobertura de esgotamento sanitário, isso incluindo as obras que estão em processo de licitação pública, uma vez que a Sanesul planeja investir na execução de mais rede coletora de esgoto e 97 ligações domiciliares em loteamento.

Foto: Acom

Walter Carneiro Júnior e o prefeito de Sonora, Enelto Ramos em entrevista de rádio

Foto: Saul Schramm

Walter Carneiro Júnior, Reinaldo Azambuja e Riedel em Ladário