Rios Cristalinos: Nova etapa do programa busca identificar ligações irregulares em Bonito

Na prática, a ideia é identificar e notificar eventuais ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem e também de ligações clandestinas de águas pluviais na rede de esgoto.
12/07/2023 09:53:57

Programa Rios Cristalinos tem apoio da Sanesul

Uma nova etapa do Programa Rios Cristalinos inicia-se nesta quarta-feira (12) na cidade de Bonito envolvendo a participação de equipe técnica da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), da Prefeitura e da Ambiental MS Pantanal, cujo objetivo é identificar ligações irregulares por meio da aplicação de fumacê nas redes de esgoto e drenagem.

Já foram vistoriadas 247 residências na primeira etapa do projeto, no período de março a junho deste ano, trabalho de monitoramento que identificou 9,31% de irregularidades.

Nesta nova etapa, o processo de "termonebulização" inclui a utilização de fumaça não tóxica na rede principal de cada rua, a fim de verificar se há retorno dessa fumaça em alguma residência. Se isso ocorrer, indica que há algum tipo de conexão incorreta de águas pluviais no imóvel.

A aplicação do termonebulizador surgiu diante do excessivo número de residências fechadas no município, uma vez que o instrumento é mais eficiente no trabalho de identificação das irregularidades.

O processo engloba diversas ações para aprimorar o sistema de coleta de esgoto e monitorar a qualidade das águas dos córregos urbanos, visando proteger os Córregos Saladeiro, Bonito e Restinga, e, por consequência, o Rio Formoso.

Dentre as atividades planejadas do projeto, destaca-se o monitoramento do plano de manutenção da rede de esgoto visando evitar obstruções e transbordamentos, busca por soluções para residências situadas abaixo do nível da rede de coleta, identificação e notificação de conexões irregulares de esgoto na rede de drenagem, além da identificação de ligações inadequadas de águas pluviais na rede de esgoto.

O projeto também inclui o monitoramento contínuo da qualidade das águas dos córregos urbanos.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, ressalta a relevância da parceria estabelecida com a prefeitura e a Ambiental MS Pantanal em torno de uma operação que tem como único objetivo aprimorar o sistema, com foco especial na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida dos moradores de Bonito, bem como dos turistas que visitam a cidade.

“Essa colaboração conjunta é fundamental para garantir que todas as ações sejam direcionadas para o benefício coletivo e o desenvolvimento sustentável da região”, destaca o dirigente da companhia de saneamento.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Trevelin, o processo teve início com a identificação de ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, por meio de vistorias individuais nos imóveis para verificar os encanamentos.

“Agora, o projeto está ingressando em uma nova fase, na qual será utilizada fumaça na rede central da tubulação de esgoto de cada quadra. Se a fumaça retornar para os imóveis, isso indica a existência de uma ligação irregular de águas pluviais, ou seja, água da chuva que está sendo direcionada para o esgoto”, afirma a titular da pasta.