Próximo de 72% da área de cobertura, Amambai caminha para universalização do esgoto

12/01/2024 11:04:32

Madson Valente e o governador em exercício Barbosinha durante ato de entrega de obras

Localizado no extremo sul do Estado, Amambai deve engrossar a lista dos municípios que estão em fase avançada no serviço de esgotamento sanitário, se aproximando da meta da universalização do setor, conforme planejamento estratégico estabelecido pelo governo do Estado por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

Na quinta-feira (11), a Sanesul entregou mais de R$ 2,7 milhões em investimentos em obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário local, durante cerimônia com a presença do governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e o diretor Comercial e de Operações, Madson Valente, representando o diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio.

Foram entregues a execução de 17.885,32 metros de rede coletora de esgoto e 651 ligações domésticas, totalizando R$ 2.723.881,68 em investimentos, provenientes do programa Avançar Cidades.

Próximo de 72% da área de cobertura, o município administrado pelo prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira caminha para se antecipar a meta fixada pelo novo marcado legal do saneamento.

“Entregamos mais de 17 quilômetros de rede e está em execução 47 quilômetros. Nós trabalhamos com a perspectiva, com compromisso com a prefeitura, de universalizar o serviço de esgotamento sanitário em Amambai em 2025. “Nós estamos com 55% de área de cobertura de esgoto com a obra executada e mais essa que está em execução, nós vamos para um patamar de 72%. Então, temos até o ano que vem para universalizar”, afirmou Madson Valente.

Após a entrega bem-sucedida de obras de esgoto, Madson Valente destacou o compromisso da companhia em cumprir metas e promover a universalização do saneamento.

Ele ressaltou o empenho da empresa em antecipar as projeções estabelecidas para 2033, conforme determinação do governo estadual, com a intenção específica de alcançar a universalização em Amambai até 2025.

Essa iniciativa representa um avanço significativo na busca por serviços de saneamento acessíveis e de alta qualidade para toda a comunidade.

“É a Sanesul cumprindo compromissos e buscando a universalização do saneamento, seguindo aí a determinação do governo do Estado de antecipar aquilo que está previsto para 2033. No caso de Amambai, a intenção é antecipar essa universalização para 2025”, disse.

Ao todo, 46 dos 68 municípios sul-mato-grossenses atendidos pela Sanesul estão em fase adianta na área de cobertura do esgoto, que são Alcinópolis (99%), Santa Rita do Pardo (99%), Tacuru (99%), Três Lagoas (99%), Paranaíba (98,36%), Japorã (96,76%), Bonito (96.13%), Ponta Porã (94,09%), Por Murtinho (92,29%), Dourados (85,07%), Chapadão do Sul (84,39), Ribas do Rio Pardo (83,91) e Jateí (83,15%).

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

No total, Barbosinha e Madson Valente entregaram à comunidade investimentos que ultrapassam os R$ 3,7 milhões, incluindo obras de abastecimento de água e esgoto.

No setor de abastecimento, foi inaugurado um poço com 200 metros de profundidade e uma vazão de 100 metros cúbicos por hora, representando um investimento de R$ 1.055.000,00.

“Fizemos esse poço para estender a segurança hídrica, garantir a segurança hídrica da cidade”, acrescentou o dirigente.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades públicas, incluindo o prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, vereadores, secretários e colaboradores locais da Sanesul.

Estação de Tratamento de Esgoto em Amambai, em foto de arquivo.