Projetado na Sanesul, novo sistema de telemetria é implantado em Dourados

Sistema foi desenvolvido internamente pela equipe técnica da própria empresa que passa a ter um serviço personalizado e poderá ser implantado nas demais cidades atendidas pela companhia.
29/08/2023 14:12:30

A Sanesul implantou em Dourados um novo sistema de telemetria. Trata-se de um sistema projetado e desenvolvido internamente pela equipe técnica da própria empresa, que automatiza, controla e monitora todo o Sistema de Abastecimento de Água da cidade.

Os sistemas de automação e telemetria de elevatórias, reservatórios e estações de tratamento de água são de fundamental importância para a melhoria dos processos de saneamento. Fornecem em tempo real as medições dos parâmetros hidráulicos, mecânicos e elétrico das estações componentes do sistema.

“A Sanesul iniciou o processo de implantação de telemetria há aproximadamente 15 anos adquirindo sistemas e equipamentos de terceiros. Hoje, estamos entregando um sistema cem por centro desenvolvido dentro da empresa, que pode ser personalizado para atender cada cidade. É um passo muito importante para a companhia que atende 68 municípios, cada um com características e desafios distintos. É uma evolução da automação nos nossos sistemas de abastecimento”, ressalta José Hamilton Gonçalves, técnico de automação e desenvolvedor deste sistema.

O projeto levou cerca de três anos para ser concluído e o piloto foi implantado no município de Sidrolândia. Segundo José Hamilton, a escolha de Dourados é estratégica, pois este é o maior sistema de abastecimento de água sendo operado pela Sanesul.

“Saímos de um sistema pequeno, para o maior em operação. Com o êxito em Dourados, podemos implantar o novo sistema de telemetria em qualquer outro município. Para entender a dimensão, neste momento, pela nossa telemetria aqui desenvolvida, estamos coletando dados dos níveis dos reservatórios, pressões de redes, vazões, poços, captação, e o estado de funcionamento dos motores e bombeadores de Dourados. São aproximadamente 4.800 informações captadas e lidas em tempo real. São cerca de 72.000 ligações na cidade, é maior agilidade e segurança de abastecimento”, destaca.

Segundo ele, Dourados possui 21 reservatórios, 25 poços, a captação no Rio Dourado e 8 estações de elevação, todos controlados e monitorados pela telemetria.

BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE TELEMETRIA

A telemetria aliada a mais dois processos, o controle e a automação, é uma ferramenta poderosa para as companhias de saneamento.

Com a automação é possível melhorar o desempenho operacional, sendo um instrumento eficiente no programa de diminuição de perdas de água tratada.

Com a telemetria (sistema tecnológico de monitoramento), em painéis instalados, é possível visualizar em tempo real o abastecimento de água das cidades em detalhes, tais como os índices de produção dos poços, bem como a quantidade de água disponível em cada reservatório, e até mesmo a pressão da água em determinados pontos de abastecimento e a quantidade de água distribuída para cada região.

O resultado é um sistema completo que fornece dados confiáveis para melhorar a tomada de decisão na empresa.

Por meio dos relatórios que são gerados, é possível ter uma visão global e exata de como está o sistema de abastecimento e perceber os pontos que podem ser melhorados.

NÚCLEO DE OPERAÇÕES E CONTROLE

Instalado na sede da Sanesul, em Campo Grande, o Núcleo de Operações e Controle (NOC) funciona 24horas e controla por telemetria seis sistemas (cidades), sendo possível visualizar em tempo real o abastecimento de água em detalhes, tais como os índices de produção dos poços, além da quantidade de água disponível em cada reservatório da Sanesul.

“Com essas informações, a equipe de técnicos verifica simultaneamente a distribuição de água e, caso ocorra alguma falha, consegue identificar de forma rápida o problema e propor a solução mais eficiente sem afetar o abastecimento da cidade”, explica José Hamilton.

MODERNIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO

A princípio, o novo sistema de telemetria desenvolvido está funcionando em Sidrolândia e Dourados.

Com o sucesso dessas operações, em breve ele deverá ser implantado em outros municípios.

Para José Hamilton, foi um grande desafio desenvolver um sistema próprio que pode ser adaptado para a realidade das rotinas dos sistemas de abastecimento das cidades operadas pela Sanesul, mas ele contou com o apoio de colegas e da GEDEO -Gerência de Desenvolvimento Operacional da empresa.

“Foi um longo caminho percorrido, desde a concepção até a sua implantação, muitos problemas surgiram e foram resolvidos para que pudéssemos ter um sistema de telemetria personalizado e que acompanha as mudanças e evoluções da empresa. Hoje, a Sanesul conta com um sistema de precisão e segurança operacional, prevenindo falhas, evitando perdas no processo, otimizando o funcionamento de máquinas e motores, ou seja, garantindo a qualidade dos serviços prestados e otimizando resultados”, explica Hamilton.

Ele destaca os impactos positivos que o projeto deverá gerar a partir de agora como a  grande quantidade de dados que ele disponibiliza, poder personalizar o sistema para cada cidade e, principalmente, poder expandir para outras localidade mais rapidamente já que o sistema é da própria Sanesul.