Presidente do Conselho da Sabesp elogia iniciativa da Sanesul em abordar os desafios da PPP do Saneamento

Ela destacou as mudanças legislativas em torno do tema e o aumento dos investimentos no setor, além das boas perspectivas da PPP (Parceria Público-Privada) firmada pelo governo de Mato Grosso do Sul por meio da Sanesul.
17/08/2023 14:45:24

Karla durante entrevista após o encontro de gerentes regionais

A advogada e presidente do Conselho de Administração da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Karla Bertocco Trindade, expressou nesta quinta-feira (17) sua visão sobre a relevância da iniciativa da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em promover uma discussão sobre o contexto atual do setor de saneamento no Brasil.

Karla destacou as mudanças legislativas em torno do tema e o aumento dos investimentos no setor, além das boas perspectivas da PPP (Parceria Público-Privada) firmada pelo governo de Mato Grosso do Sul por meio da Sanesul.

Palestrante do Encontro de Gestores Regionais da Sanesul “Conquistas e Desafios da PPP”, ocorrido pela manhã e à tarde, em Campo Grande, Karla falou que o setor de saneamento no Brasil está passando por transformações significativas devido às mudanças legislativas e à necessidade de aumentar os investimentos para alcançar metas de universalização.

Ela observou que a PPP firmada pela Sanesul representa grande evolução, permitindo que a empresa de saneamento se posicione na vanguarda de maneira estratégica em um ambiente desafiador.

A palestrante elogiou a postura do governo do Estado e da diretoria da companhia ao buscar antecipar a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, alinhando-se com as novas metas estabelecidas pela legislação.

“A minha percepção, estando aqui com vocês hoje, foi que a Sanesul está passos à frente de boa parte aí dos players nacionais, porque você já tem um caminho claro para conseguir a universalização do serviço até 2033, nos termos da nova legislação do marco legal”, colocou.

A advogada reforçou que a empresa está à frente de muitos estados, uma vez que possui um plano claro definido para atingir a universalização até 2033, e expressou otimismo quanto à possibilidade de alcançar esse objetivo até 2029 ou 2030, ou seja, se antecipando a meta fixada pelo novo marco legal do saneamento.

Planejamento estratégico e papel da PPP

Karla destacou a importância do planejamento estratégico da Sanesul, que delineou um caminho claro para a universalização dos serviços de saneamento nas 68 cidades nas quais mantém a concessão do serviços público.

A advogada também ressaltou a relevância da clareza dos papéis na relação entre a Sanesul e sua parceira na PPP, a Ambiental MS Pantanal.

A palestrante, no entanto, aconselhou sobre a necessidade de acompanhamento rigoroso da execução dos serviços e do cumprimento das metas estabelecidas no contrato, para garantir que o Estado de Mato Grosso do Sul se torne pioneiro na universalização dos serviços de saneamento básico.

A presidente do Conselho de Administração da Sabesp disse que deixou o encontro com um sentimento positivo, impressionada com o planejamento detalhado já estabelecido, reconhecendo que, embora haja desafios a enfrentar, muitos deles dizem respeito a processos e à definição de papéis, em vez de questões de financiamento ou modalidades de contratação.

Na prática, a palestrante sugeriu  a administração pública a continuar nesse caminho, com foco na execução eficiente e na colaboração com o setor privado.

“Pra mim, ficou claro que o Estado está mirando até o que é uma realidade assim, quase impensável pelos demais estados da federação, antecipar essa universalização para 2029, 2030. Eu vejo isso de uma forma muito positiva, quer dizer, já foi feito todo o planejamento, já se sabe todo o caminho que tem que ser tomado, as decisões de investimentos que têm que ser feitas e agora nesse ambiente na relação da Sanesul com uma Parceria Público-Privada com a MS Pantanal”, pontuou.

Encontro de Gerentes Regionais ocorreu nesta quinta-feira em Campo Grande