Publicado em 06/06/2019 09:16:20    

Obras de esgotamento sanitário em Laguna Carapã incluem ETE, rede coletora e ligações domiciliares

O valor do investimento é de R$ 4.8 milhões e o recurso é proveniente da própria empresa

Foto: Acom

A obra da ETE está na fase inicial e o sistema de tratamento será através de Reator UASB

Pensando na universalização do Sistema de Esgotamento Sanitário nos municípios onde opera, a Sanesul iniciou mais uma importante obra em Laguna Carapã. Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que terá a capacidade de tratar 10,5 litros por segundo de esgoto bruto. O valor do investimento é de R$ 4.8 milhões e o recurso é proveniente da própria empresa.

A obra da ETE está na fase inicial e o sistema de tratamento será através de Reator UASB. A estação é projetada para atender toda a cidade que terá seu índice de cobertura de esgotamento sanitário elevado substancialmente aos 39% após o fim de todas as obras em andamento.

As demais obras deste investimento contemplam 10,6 km de rede coletora de esgoto na cidade, mais 518 ligações domiciliares de esgoto, uma estação elevatória e 1.413 metros de linha de recalque. Também, um coletor afluente a ETE e 238 metros de emissário final.

Atualmente, a Sanesul possui 62 Estações de Tratamento de Esgoto em funcionamento nos municípios onde opera em Mato Grosso do Sul.

Um grupo de 13 municípios possui o índice de cobertura de esgoto acima de 70%, mas com obras em andamento do Programa Avançar Cidades mais os recursos próprios que a empresa está disponibilizando, em breve esse grupo irá aumentar consideravelmente com a inclusão de novos municípios.



ACOM/SANESUL