ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Na Semana do Meio Ambiente, Sanesul realiza palestra sobre saneamento em Rio Brilhante

Palestra foi realizada na Câmara Municipal do município para cerca de 100 pessoas; na ocasião, foi entregue também o Plano Municipal de Saneamento Básico
Escrito por ACOM/SANESUL
10/06/2016 07:54:00    


Palestra abordou temas como questão ambiental e saneamento

Com o principal objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais, dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tendo em vista os acentuados problemas ambientais, a Sanesul desenvolve nesta semana, em alusão à Semana do Meio Ambiente, ações de educação ambiental e conscientização no que tange ao cuidado e preservação desses recursos. Nessa segunda-feira (7), a Empresa ministrou uma palestra sobre saneamento básico na Câmara Municipal de Rio Brilhante, no anfiteatro Senador Ramez Tebet, para alunos do Curso Técnico em Gestão de Agronegócio e do Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Italívio Pereira Martins. 

Compareceram, além dos cerca de 100 alunos, vereadores e demais autoridades locais. A palestra foi realizada pelo supervisor da unidade do município, Álvaro Ricardo Calabria, que também recebeu, durante o evento, o Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio Brilhante. 

“A palestra foi importante para aproximar a Sanesul da sociedade a respeito das questões sobre o meio ambiente, ainda negligenciadas. Falar de meio ambiente inclui três matrizes fundamentais, que são a água, esgoto e lixo. Isso também envolve a preservação do meio ambiente e a palestra serviu para integrar a população em relação a esse tema”, enfatizou Álvaro Ricardo. 

O diretor pedagógico da Escola Italívio Pereira Martins, considera que é válido e muito importante ainda hoje debater as questões ambientais, pois as pessoas não dão muita importância ao meio ambiente. “O retorno que tivemos dos nossos alunos que participaram da palestra foi positivo”.

O palestrante iniciou a apresentação explicando o conceito de região hidrográfica, diagrama do ciclo de água, bem como o tratamento de água e sua adequação para o consumo humano. Dos 79 municípios do Estado, 68 são operados pela Sanesul, que busca manter a universalização de abastecimento de água potável. Além disso, 48 cidades e um distrito são operados com esgotamento sanitário. Em fase de implantação, estão 17 sistemas de esgoto e, em fase de projeto, 6 de esgotamento sanitário. 

Visando despertar o consumo consciente e atitudes que preservem o meio ambiente, Álvaro Ricardo discorreu ainda sobre a importância socioeconômica do abastecimento e tratamento de água e esgoto. Para a garantia dos recursos naturais, de acordo com Álvaro, “É preciso fazer o tratamento adequado também dos resíduos sólidos, que inclui a reciclagem como meio de preservar os recursos naturais”. 

Plano Municipal de Saneamento Básico

É uma das prioridades da Sanesul a sustentabilidade ambiental, conforme as determinações contidas na Política Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/07), lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
 
Visando atender o que determina a lei, a Empresa segue o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) dos municípios e em Rio Brilhante não é diferente. O Plano é o resultado de um conjunto de estudos que tem como objetivo conhecer a situação atual do município e planejar as ações e alternativas para a universalização dos serviços públicos de saneamento, resultando na promoção do saneamento, da saúde pública e do meio ambiente.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.