Maior desafio da Sanesul é universalizar o esgoto antes do prazo fixado pelo marco legal do saneamento

O diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, reafirma o compromisso em enfrentar o desafio do saneamento básico, visando impactar positivamente a qualidade de vida da população sul-mato-grossense.
25/01/2024 11:34:32

Renato Marcílio durante entrevista de rádio

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, afirmou nesta quinta-feira (25), que o maior desafio da companhia é universalizar o sistema de esgotamento sanitário antes do prazo fixado pelo novo marco legal do saneamento básico.

Esta semana, o dirigente está participando de uma série de entrevistas de rádio para falar das ações da empresa, que completa 45 anos de fundação nesta sexta-feira (26).

Em entrevista pela manhã à FM Cidade, Renato Marcílio   destacou que, ao atingir 99% dos consumidores urbanos com água tratada, a empresa considera a universalização desse sistema como página virada.

“A universalização da água pra gente é uma página virada. Isso não quer dizer menos responsabilidade, mas pra nós é um compromisso já cumprido. “Agora, o principal desafio nosso é o esgoto”, disse o dirigente, ao informar que atualmente a área de cobertura do esgotamento sanitário no Estado é de 62%.

Marcílio falou da importância do contrato da PPP (Parceria Público-Privada) firmado entre a Sanesul com a Ambiental MS Pantanal (Grupo Aegea) para o cumprimento da meta da universalização do esgoto a ser alcançada dentro do prazo estabelecido pelo governo de Mato Grosso do Sul.

O objetivo, segundo ele,  é alcançar, até 2031, 98% dos municípios atendidos pela companhia, superando a meta federal estipulada para 2033 para que todos os municípios brasileiros universalizem o saneamento básico.

O diretor-presidente da Sanesul reafirmou compromisso da empresa em enfrentar o desafio do saneamento básico, visando impactar positivamente a qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

R$ 1,4 bilhão em investimentos

Na visão do diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, a Sanesul completa 45 anos como referência em saneamento e se encontra preparada para os investimentos necessários para continuar e superar este paradigma.

“Através da PPP de esgotamento sanitário promoveremos o investimento do setor privado, junto aos nossos, para alcançar a meta de universalização pelo menos dois anos antes da data especificada no marco legal do saneamento. Deverá ser investido nos próximos anos aproximadamente R$ 1,4 bilhão entre recursos privados e financiamentos e recursos próprios Sanesul”, explica.

Leopoldo também aponta novos investimentos no setor de fornecimento de água, incluindo obras de ampliação do sistema nas unidades consumidoras atendidas pela empresa.

“No tocante a água, apesar de já estarmos com o fornecimento universalizado no Estado, também temos planejado um volume significativo de investimentos nos próximos anos com atualização do nosso parque de produção e tratamento, bem como ampliação da captação, novas estações de tratamento e reservação, além do desenvolvimento de ações e tecnologia para aprimorar o combate às perdas”, acrescentou Leopoldo.

Neste caso, segundo ele, o nível de investimento planejado é da casa de R$ 600 milhões entre recursos financiados e próprios da Sanesul.

“Estas ações planejadas e integradas direcionam a Sanesul para a excelência na oferta de saneamento básico e saúde para a população sul-mato-grossense, preservando o meio ambiente e promovendo o crescimento social”, assegura o diretor de Engenharia e Meio Ambiente.

Foto: Acom

Estação de Tratamento de Esgoto em Bonito