Horto Florestal de Ponta Porã agora tem totem de água potável da Sanesul

O totem com água gelada e natural está instalado bem ao lado do letreiro com o nome da cidade, próximo da quadra esportiva
25/03/2024 10:42:30

Quem frequentar o Horto Florestal em Ponta Porã notará uma novidade. Agora, o espaço público conta com um totem de hidratação com água gelada ou natural disponível para a população, com a inclusão de bebedouro para animais de estimação.

A ideia para a instalação do totem veio de uma parceria entre a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde de Ponta Porã.  Além de ser gratuita, a qualidade da água é garantida pela Sanesul, que é a responsável pela distribuição do produto para toda a cidade.

Segundo o gerente da regional da Sanesul, Célio Poveda, essas estações de hidratação são comuns nas principais capitais do mundo e a partir de agora os moradores de Ponta Porã poderão usufruir desse equipamento que, além de trazer conforto e praticidade, diminuem a necessidade da utilização excessiva de materiais plásticos já que se utiliza a própria garrafa de água, reduzindo assim, o consumo e descarte de plástico. “A população poderá recarregar o quanto quiser, basta levar sua garrafinha, copo ou garrafa térmica e fazer uso do equipamento”.

O totem é tecnológico, inclui um climatizador para as pessoas se refrescarem nos dias muitos quentes.

O seu controle é remoto, feito por um operador direto da empresa que monitora o consumo e a temperatura da água. Esse controle não deixa faltar água, bem como evita o desperdício.

Ainda segundo o gerente, a escolha do Horto Florestal para a instalação da estrutura é uma forma de valorizar o espaço, considerado um dos pontos turísticos da cidade e amplamente frequentado, seja para o lazer, caminhadas ou mesmo a prática de esportes. “Escolhemos o ponto por receber muitas pessoas, muitas famílias vão brincar com as crianças, passear ou praticar exercícios nas quadras ou pista”.

No caso dos pets, há uma vasilha na parte inferior que garante a hidratação durante o passeio.

A instalação foi feita na sexta-feira, dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, data importante para a Sanesul que tem o compromisso de oferecer água de qualidade para toda a cidade.

Durante a inaguração, o gerente regional agradeceu o apoio do município que acreditou neste projeto que visa a promoção da saúde e bem-estar da população, além de gerar um impacto positivo no meio ambiente incentivando a redução do consumo de garrafas plásticas descartáveis, e maior uso de recipientes reutilizáveis para o consumo de água.