Gerentes regionais da Sanesul discutem em Campo Grande “conquistas e desafios da PPP”

Aberto pelo diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, o encontro foi ministrado pela advogada e presidente do Conselho de Administração da Sabesp, Karla Bertocco Trindade.
17/08/2023 14:35:39

Diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, abriu o encontro

As normas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, incluindo poder de investimento, eficiência, inovações e Parcerias Público-Privadas foram alguns dos temas debatidos nesta quinta-feira (17), em Campo Grande, durante o “Encontro de Gestores Regionais da Sanesul Conquistas e Desafios da PPP’.

Aberto pelo diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, o encontro foi ministrado pela advogada e presidente do Conselho de Administração da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Karla Bertocco Trindade.

Ocorrido na sala de eventos do Novotel, pela manhã e à tarde, os gerentes debateram uma série de temas relacionados à “PPP do Esgotamento Sanitário”, firmada pelo governo de Mato Grosso do Sul com o Grupo Aegea, participaram de dinâmica em grupo e fizeram apresentações.

Entre os temas abordados estão “as principais características dos contratos de PPPs, transferência de responsabilidades do projeto, execução e financiamento do serviço, além dos benefícios esperados com a Parceria Publico-Privada da Sanesul”.

Karla Trindade também abordou a pouca evolução dos indicadores no setor do saneamento no Brasil, além das alterações recentes do Novo Marco Legal por meio de decretos presidenciais baixados em 5 de abril deste ano.

Durante o evento, Renato Marcílio falou sobre a relevância da parceria com a Ambiental MS Pantanal para a concretização dos objetivos ambiciosos de universalização dos serviços de saneamento básico em Mato Grosso do Sul.

Ele disse que o evento realizado com os gerentes regionais visa aprofundar a compreensão e a cooperação entre as partes envolvidas, permitindo uma explanação mais abrangente das ações planejadas, garantindo, assim, a plena execução do contrato.

O dirigente destacou que o evento visa ainda fortalecer as relações entre as equipes e alinhar os objetivos de ambas as empresas.

Ele mencionou que a reunião desempenha um papel fundamental em fornecer uma visão mais clara e detalhada das responsabilidades e expectativas de cada parte no contexto da parceria.

“A PPP, parceira MS Pantanal, é fundamental para se atingir os nossos objetivos da universalização. Baseado nisso, a gente promoveu esse evento com nossos gerentes regionais com objetivo de interar, explicar melhor, afinar os objetivos, dar um alinhamento de objetivos dentro do que a gente precisa fazer”, disse.

Além disso, Renato Marcílio reforçou o caráter estratégico do encontro ao fornecer aos gerentes regionais uma compreensão aprofundada dos próximos passos, objetivando a familiarização e a sinergia necessárias para o sucesso contínuo da colaboração.

Ao destacar que a relação com a MS Pantanal é de longa duração e que o contrato estabelecido requer contínuo desenvolvimento, o diretor-presidente destacou o compromisso da Sanesul em aprimorar constantemente o cumprimento do contrato.

Ele finalizou dizendo que com a realização do evento, a empresa busca proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimentos, a definição clara de papéis e a identificação de oportunidades de melhoria.

Renato Marcílio destacou ainda que a familiaridade proporcionada aos gerentes regionais é um passo fundamental para garantir o pleno desenvolvimento da parceria e, consequentemente, para cumprir a missão de universalizar os serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul.

‘É uma relação longa, um contrato longo, tudo que a gente precisar fazer para melhor o desenvolvimento do contrato, isso é um passo, dar familiaridade aos gerentes, ver o que a gente vai lhe dar daqui em diante”, disse o dirigente.

Além de Renato Marcílio, participaram do encontro os diretores Marcia Helena Mello Santana (Administração e Finanças), Leopoldo Godoy do Espírito Santo (Engenharia e Meio Ambiente), e Madson Roberto Pereira Valente (Comercial e de Operações).

CURRÍCULO

Karla Bertocco Trindade, administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas e advogada pela PUC – SP, ocupou diversas posições de liderança no setor de infraestrutura nos últimos 20 anos.

Atualmente é conselheira de administração independente nas companhias abertas Orizon Valorização de Resíduos e Equatorial Energia, presidente do Conselho de Administração da Sabesp, e sócia responsável por investimentos em infraestrutura na Mauá Capital.

Anteriormente foi diretora de governo e infraestrutura do BNDES (2019), presidente da Sabesp (2018), Subsecretária de Parcerias e Inovação no governo do estado de São Paulo (2015-2017) e diretora da ARSESP – Agência reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo (2007-2010) e da ARTESP – agência reguladora de serviços de transportes. (2011-2014).

Presidente do Conselho de Administração da Sabesp, Karla Bertocco Trindade, ministra palestra.