Gerente da Sanesul é o novo coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional da AESBE

O engenheiro Elthon Santos Teixeira abriu o encontro apresentando os resultados do contrato de performance de redução de perdas em Dourados.
07/07/2023 15:58:29

O engenheiro Elthon Santos Teixeira (direita) durante o evento

O engenheiro Elthon Santos Teixeira, gerente de Desenvolvimento Operacional (GEDEO) da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), foi eleito o novo coordenador da CTDO (Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional) da AESBE ( Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento).

A eleição ocorreu na semana passada na sede da entidade, em Brasília-DF, na qual também foi escolhido o atual coordenador da CTDO, Alexandre Gomes, da Saneago (Companhia Saneamento de Goiás), para ocupar a função de secretário da Câmara.

Por meio da CTDO, os técnicos das empresas de saneamento associadas de diferentes áreas se reúnem para impulsionar o constante aprimoramento técnico, o que é alcançado com troca de ideias e experiências, da realização e divulgação de estudos e trabalhos variados, além do estabelecimento de relações e parcerias com associações semelhantes em âmbito nacional e internacional.

A Câmara Técnica tem como objetivo fomentar estudos e trabalhos práticos sobre gestão de perdas e eficiência energética, com o objetivo de melhorar a eficiência no gerenciamento operacional dos sistemas.

CONTRATO DE PERFORMANCE

O segundo dia de programação, na última quinta-feira (29/6), promoveu análises, debates e apresentações sobre as tecnologias para a redução de perdas, telemetria, micromedição e outros assuntos de interesse da CTDO.

O engenheiro Elthon Santos Teixeira abriu o encontro apresentando os resultados do contrato de performance de redução de perdas em Dourados, que, segundo ele, teve um desempenho de 169% em relação a meta estipulada, reduzindo perdas e custos em favor do sistema de abastecimento de água da segunda maior cidade sul-mato-grossense.

"É muito importante mostrar a capacidade técnica e os resultados da Sanesul em ações de eficiência e combate a perdas no saneamento, que demonstram que as companhias públicas podem sim ser eficientes. O trabalho e resultados apresentados credenciaram a Sanesul no papel de estar à frente do grupo técnico. Muitos destes resultados foram aprendidos nas sessões da associação junto aos colegas nos 10 anos em que tenho participado”, atesta o novo coordenador da Câmara Técnica.

TECNOLOGIA

A tecnologia está impulsionando mudanças significativas no setor, acelerando a transformação digital das empresas de saneamento. Durante o segundo dia de programação, os integrantes da CTDO discorreram sobre a telemetria ser uma solução eficaz para reduzir erros de leitura e melhorar o controle do consumo de água em hospitais e outros estabelecimentos.

A segurança dos dados foi uma das pautas do encontro, com destaque para a importância de seguir as melhores práticas na aplicação de regras de segurança, garantindo o sucesso na gestão de casos.

Houve o debate sobre como a aplicação de metodologias de análise de perdas na rede de distribuição de energia elétrica pode levar a uma redução significativa das perdas e melhorar a eficiência operacional e a importância da utilização de ferramentas de análise econômica, como o balanço econômico, para ajudar a priorizar e planejar ações de investimento, com o objetivo de reduzir as perdas e otimizar os recursos disponíveis.

Reunião ocorreu na sede da Aesbe, em Brasília.