Gerência Regional de Ponta Porã apresenta resultados de ação para redução de perdas de água

22/07/2016 14:19:00

Gestor Dione apresenta resultados

Seguindo as diretrizes da Presidência da Sanesul, que solicitou acompanhamento e redução do índice de perdas de água tratada em todas as localidades onde a Empresa atua, com o objetivo de cumprir o Contrato de Gestão firmado entre o Governo do Estado e a Secretaria de Infraestrutura, a Gerência Regional de Ponta Porã apresentou, em reunião na Diretoria Comercial e de Operações (DCO) no dia 14 de julho, o resultado semestral das ações para redução de perdas na Regional. As ações foram realizadas em todas as unidades Gerência: cidades de Ponta Porã, Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, e distritos de Vila Marques, São Luiz, Cabeceira do Apa e Sanga Putiã entre os dias 01 de janeiro a 30 de junho.

A meta para o índice de perdas está fixada em 38% até dezembro de 2016, por isso todas as dez Gerências Regionais da Sanesul devem realizar intenso trabalho de combate para atingir o índice acordado.

Foram executados serviços como troca de hidrômetros, padronização de cavaletes, pesquisas de vazamentos e irregularidades nas ligações de água e consertos de rede. Os resultados do trabalho executado na Gerência Regional de Ponta Porã foram apresentados pelo supervisor Alyson Gomes da Fonseca e pelo gestor de processos da Regional, Dione Silva de Lima.

Foram analisados em Ponta Porã 174.340 metros de rede, cerca de 50% do total da rede de abastecimento de toda a cidade, 694 consertos de cavalete, 498 trocas corretivas e preventivas de hidrômetros, 838 reparos de ramal e 436 conserto de rede.

Nas outras unidades da Gerência Regional (Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, e distritos de Vila Marques, São Luiz, Cabeceira do Apa e Sanga Putiã), foram realizadas ao todo 7.242 pesquisas de vazamentos, 723 trocas corretivas e preventivas de hidrômetros, 855 reparos de ramal, 224 consertos nas redes de abastecimento entre outras ações ao longo de seis meses de trabalho das equipes da Gerência.

“Foi importante apresentar os resultados do trabalho por localidade e também relatar os desafios que enfrentados por toda a equipe no trabalho de redução de perdas, como por exemplo, o monitoramento constante dos indicadores através de macromedição e micromedição, bem como a continuidade dos trabalhos.

A meta é atingir índice de 38% até dez/2016

Outro desafio a enfrentarmos é o aumento da pressão na rede após os consertos de vazamentos. Vamos implantar em Ponta Porã distritos de medição e controle e assim vamos conseguir monitorar onde estão os vazamentos”, explicou Dione Silva de Lima.

De acordo com o gerente de Sistemas de Abastecimento de Água, Elthon Teixeira, a confiança no empenho da Regional de Ponta Porã é grande. “No próximo mês vamos dar início ao monitoramento das perdas em tempo real, abrangendo cerca de 50% das ligações da unidade de Ponta Porã, conforme o projeto piloto desenvolvido no bairro Vila Andreaza, onde a redução de perdas foi bastante significativa”.

Participaram da reunião o diretor Comercial e de Operações, Leonardo Barbirato Junior e os assessores da DCO, Edna Antonelli, Victor Dib Yazbek Filho e Sara de Souza Maciel Nogueira, o gerente de Sistemas de Abastecimento de água (GESAA), Elthon Santos Teixeira e o gestor João Pedro de Figueiredo, o gestor de processo de Micromedição, Vagner Ferreira da Silva e o gestor de processo de arrecadação, Walmir Lino.