Evento sobre saúde reúne parceiros e comunidade no Porto Geral em Corumbá

O objetivo foi promover o diálogo, a atualização e a troca de conhecimento em um bate papo direto com a comunidade.
01/11/2023 08:09:03

A população corumbaense e ladarense foi presenteada no ultimo sábado (28), com a realização do Roda Moinho Humanizado – Saúde Única.

A ação foi idealizada pelo Núcleo Social do Moinho Cultural e aconteceu no Porto Geral contando com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Turismo do Pantanal, Fundação de Cultura e do patrimônio Histórico de Corumbá, CCZ,  a Sanesul e a MS Pantanal,  e o Instituto Homem Pantaneiro.

Segundo o supervisor da regional, Marcio Bueno, também foi distribuído panfletos, teve aferição de pressão e glicemia com profissionais da saúde do município, aulas de dança com a participação especial dos professores do Moinho, orientações com nutricionista, etc.

Os pets também tiveram o seu momento, puderam ser vacinados com a vacina antirrábica no local.

Saúde Única

O Termo Saúde Única foi instituído em 2008 pela iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Mundial Saúde Animal (OIE) e da organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com objetivo de realizar um trabalho integrado destes três pilares para garantir uma tomada de decisão sobre temas acerca da saúde na perspectiva de Saúde Única.

Dessa forma, reconhece que existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde. A essência, Saúde Única reconhece que a chave para a saúde humana está no equilíbrio dos ecossistemas e na conservação da biodiversidade, e entende que prevenir o surgimento de doenças para necessariamente por propor soluções que tenham em vista o bem-estar humano, animal e do planeta.