Publicado em 06/05/2019 13:36:18    

Evento sobre Eficiência Energética é realizado na Sanesul

Aconteceu o encerramento do Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água – ProEESA. Os participantes entregaram seus Planos de Gestão de Perdas e de Energia aos Gerentes de suas Unidades Regionais

Foto: Acom

Aconteceu nesta segunda-feira, 06, o encerramento do Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água – ProEESA, na sede da Sanesul em Campo Grande.  Os participantes entregaram seus Planos de Gestão de Perdas e de Energia aos Gerentes de suas Unidades Regionais e receberam seus certificados.

Veja todas as fotos na Galeria aqui 

Segundo a coordenadora do ProEESA, Engenheira Rita Cavaleiro de Ferreira, representante no Brasil da Cooperação Alemã Para o Desenvolvimento Sustentável, a experiência com a Sanesul foi uma das melhores e foi extremamente produtiva.

“Em todas as nossas redes de trabalho nunca havíamos tido uma participação de 100%, sempre alguém desiste por achar ser muito trabalhoso fazer o treinamento até o fim. Com a Sanesul foi diferente, todas as 15 unidades participantes produziram e entregaram seus planos, isso é inédito, é um case de sucesso para nós. Todos estavam sempre adiantados e vinham com novas perguntas a cada encontro e com desafios para que pudéssemos ajudar. Isso foi importante, estamos muito felizes com a dedicação e o trabalho realizado aqui e com a seriedade dos funcionários. É uma empresa de excelência que tem vontade de melhorar e aprender”, comentou.

Anteriormente, ela havia elogiado a Sanesul por ter um plano diretor de redução de perdas eficiente. “Até agora ainda não tínhamos visto um Plano tão enxuto, tão executivo quanto este. A coleção de indicadores selecionada está bastante boa, completa e se nota que é fruto de muita reflexão por parte de técnicos especializados”.

O Programa Eficiência Energética Sanesul tem a finalidade de executar a iniciativa “Redes de Aprendizagem em Eficiência Energética”, e foca na redução de perdas de água e ao uso eficiente de energia elétrica e se encontra sistematizado no Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a União, representada pelo Ministério das Cidades, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul.

Também estiveram presentes os representantes do ProESSA/Ministério de Desenvolvimento Regional e Giz (Cooperação alemã), Marcelo de Paula Neves Lelis, Coordenador Geral de Planejamento e Regulação; Jessica Rocha Gama, assessora técnica do Proessa; e Marilucia Pereira Sandim, Diretora da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), que entregaram os certificados.

O Diretor Comercial e de Operações da Sanesul, Onofre Assis de Souza, recepcionou o grupo falando da importância deste trabalho.

“Depois de meses de trabalho e 6 encontros em localidades diferentes, encerramos este grande projeto com resultados positivos. Desde o primeiro contato sabíamos que seria um longo caminho a percorrer até este resultado final. Foi trabalhoso mas nós atingimos os nossos objetivos. No começo não sabíamos da grandeza  desse programa ProESSA, mas trouxemos para dentro da empresa e pudemos contar com a participação de todos. Aqui está o resultado, 15 planos excelentes e muito aprendizado. Em nome da Diretoria, eu agradeço as equipes pela dedicação. O próximo passo é analisar todos os projetos entregues e buscar apoio para implementar alguns deles e melhorar a eficiência enérgica e a questões de perdas.  Parabéns a todos ”, comentou o diretor.

Os encontros aconteceram de junho/18 até maio de 2019, onde os participantes trocaram experiências, moderadas por profissionais, e receberam treinamentos específicos para a elaboração dos Planos de Gestão de Perdas e de Energia. O primeiro evento foi realizado em junho/18, na cidade de Dourados. O segundo encontro aconteceu em Três Lagoas em agosto/18, o terceiro em Ponta Porã no mês de outubro/18, e o quarto no período de 03 a 05/dezembro/18 em Bonito. O sexto encontro foi em Nova Andradina, em março /19, e último aconteceu hoje com a entrega dos Planos de Gestão de Água e Energia pelos participantes.

O que é ProEESA

Significa Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água e nasceu em janeiro de 2016, fruto da cooperação técnica entre o Ministério das Cidades e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental e da Cooperação Alemã Para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ). Tem como objetivo melhorar as condições para implantação de medidas de eficiência energética, com o intuito de aproveitar o potencial de economia existente nos sistemas de abastecimento de água para consumo humano.


Foto: Acom


Foto: Acom


Foto: Acom



ACOM/SANESUL