Em Dourados, Sanesul realiza obra para regularização de ligações de áreas invadidas

28/07/2016 16:55:00

Foram executadas mais de 60 ligações

A Gerência Regional de Dourados está executando a regularização das ligações de água de áreas invadidas, os chamados “gatos”. Mais de 60 ligações no bairro Jockey Clube já foram regularizadas. De acordo com o gerente regional Paulo Nepomuceno, a ação padroniza as ligações de água e reduz perdas de água.

A redução das perdas de água tratada é uma das diretrizes da Sanesul, que consta no Plano de Metas da Empresa estipulado junto ao Governo do Estado. E as ligações irregulares, de áreas invadidas, apresentam inúmeros vazamentos por conta da precariedade das ligações, além de risco de contaminação.

“Estamos começando a executar aqui em Mato Grosso do Sul o trabalho executado pela Sabesp em São Paulo. Em Dourados, temos áreas invadidas com quase 900 ligações”, explicou Paulo Nepomuceno.

Ações de redução de perdas em Dourados já estão apresentando resultados. No bairro Canaã I, entre a segunda quinzena de maio e o mês de junho, foi realizado intenso trabalho de busca de vazamentos e irregularidades nas ligações de água. Em cerca de 40 dias, houve queda de 34,5% no índice de perdas, reduzindo de 649 para 425 litros de água por ligação ao dia. A ação envolveu cerca de 20 funcionários da Gerência Comercial (GECO), Gerência de Sistemas de Abastecimento de Água (GESAA) e Gerência Regional de Dourados.

Segundo o gerente Paulo Nepomuceno, o bairro Canaã I foi escolhido para o início das ações por ser o distrito de medição com um dos maiores índices de perdas de água na cidade. Os funcionários da Sanesul visitaram todas as casas para verificar se existiam vazamentos, irregularidades nos hidrômetros, nos registros, ligações fora de padrão, para fazer o nivelamento de cavalete, entre outras verificações.

No bairro Parque das Nações também está sendo executado o mesmo trabalho de combate à perdas.