Diretor de Administração e Finanças da Sanesul participa de reunião com Ministro das Cidades

17/06/2016 17:17:00

Ministro das Cidades reúne companhias de saneamento

O diretor de Administração e Finanças da Sanesul, André Soukef, participou de reunião no Ministério das Cidades, em Brasília, na última quarta-feira (15), que reuniu os presidentes e representantes das Companhias Estaduais de Saneamento para discutir assuntos referentes ao setor. O novo ministro, Bruno Araújo, ouviu dos representantes das 25 companhias estaduais de saneamento as demandas existentes.

Foi solicitado ao ministro que dê continuidade na liberação dos recursos da União para as obras já pactuadas. Além disso, as questões relacionadas a Lei de Crimes Ambientais também foram tratadas, tendo em vista que o texto da Lei não leva em consideração a realidade do setor, que conta ainda com sistemas muito antigos e que estão sendo substituídos gradativamente. Ou seja,  a velocidade de substituição desses sistemas é mais lenta que os prazos estipulados pela Lei.

Para equalizar esses problemas, em janeiro deste ano, a Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) encaminhou ao então senador José Serra (PSDB/SP) proposta de alterações na Lei. O objetivo da iniciativa é evitar a criminalização dos dirigentes de empresas que respondem por ações que, na maioria das vezes, não são originadas nas operadoras. “Nós somos parte da solução e não do problema com muitas vezes somos tratados”, lembrou o presidente da Aesbe, Roberto Tavares.

Outro assunto tratado com o ministro foi a necessidade de realização de um programa de modernização dos operadores, com melhoria da governança corporativa, profissionalização dos quadros, valorização das equipes técnicas, entre outros.

"Nós percebemos uma intenção muito boa por parte do novo ministro, de atender as demandas do setor, até porque é uma das áreas de infraestrutura que beneficiam diretamente os cidadãos.

A pauta foram as demandas do setor

As companhias de saneamento também foram convidadas a participar das discussões que envolvem o saneamento, tendo em vista que as companhias estaduais de saneamento representam mais de 80% do setor no Brasil.

O ministro ouviu as propostas e pediu para que a Aesbe apresente nos próximos 30 dias um documento que possa ser levado ao presidente Michel Temer. Antes de encerrar a reunião, o ministro das Cidades afirmou que as propostas serão analisadas. Para isso, propôs outros encontros com os presidentes para juntos construírem um projeto a ser levado ao presidente da República. “Este é o momento focarmos no saneamento”, concluiu.

Eleições na Aesbe

Após o encontro no ministério das Cidades, os presidentes e representantes das companhias estaduais de saneamento  participaram na Aesbe da 4ª Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova Diretoria. O resultado do pleito foi à reeleição do presidente da Compesa (PE), Roberto Tavares, que permanece no comando da entidade. Como vice-presidentes regionais, foram reeleitos os presidentes das empresas Deso (SE), Carlos de Melo Neto, como vice-presidente Nordeste II, Saneago (GO), José Taveira, como vice-presidente Centro-Oeste, Caer, Danque Esbell, como vice-presidente Norte, Sabesp, Jerson Kelman, como vice-presidente Sudeste e Sanepar, Mounir Chaowiche, com vice- presidente Sul. O presidente da Cagepa (PB), Marcos Vinicius, eleito como vice-presidente Nordeste I. Os mandatos da nova Diretoria terão vigência nos próximos dois anos.