ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Diretor da Sanesul vai à São Bernardo do Campo conhecer projeto social de saneamento em áreas de baixa renda

“Queremos trabalhar com as pessoas, envolver a comunidade, fazer oficinas, palestras, mostrar a importância do saneamento para a saúde, qualidade de vida, eliminação de doenças e, assim, aproximar a Sanesul destas comunidades”, afirma Onofre
Escrito por ACOM/SANESUL
23/08/2016 11:48:00    


Área de risco em São Bernardo do Campo

O diretor Comercial e de Operações da Sanesul, Onofre Assis, visitou áreas invadidas em São Bernardo do Campo, São Paulo, para conhecer o projeto “Prestação de Serviços de Saneamento, com Intervenção Socioambiental / Projeto Social, em Áreas de Baixa Renda, Classificadas como Áreas de Risco para Efeito de Cobrança”, que consiste na recuperação de crédito em áreas de risco e na realização de ações sociais que mostrem para a população residente nestas localidades a importância do saneamento. “Queremos trabalhar com as pessoas, envolver a comunidade, fazer oficinas, palestras, mostrar a importância do saneamento para a saúde, qualidade de vida, eliminação de doenças e, assim, aproximar a Sanesul destas comunidades”, explica o diretor.

Entre os dias 17 e 18 de agosto, o Onofre Assis, acompanhado da assessora da Diretoria Comercial e de Operações, Sara de Souza Maciel Nogueira, visitou três comunidades em São Bernardo, guiado pela diretora de projetos da Deep (Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes), Juliana Almeida Dutra, que desenvolve a ação. “Antes do projeto, não era cobrada água nestes locais, tinham gatos, desperdício, a água corria o risco de ser contaminada. Agora estas comunidades têm água tratada, encanada, com canalização padronizada, as vielas têm nome e numeração, e pessoas que atuam diariamente nos locais para tirar dúvidas e resolver os problemas dos moradores relacionados ao abastecimento. O projeto levou, acima de tudo, cidadania a estas comunidades”, conta Onofre.

“É preciso buscar estratégias que reflitam o quão essenciais são os serviços prestados pela Sanesul e, além disso, procurar entender as necessidades dos clientes, saber o porquê da inadimplência, as dificuldades pelas quais os clientes passam.Por isso queremos implantar na Sanesul este novo jeito de se relacionar com os clientes residentes em áreas invadidas”, completou o diretor.

De acordo com Juliana, 40,37% da população brasileira é considerada de baixa renda, com renda familiar entre R$648,00 e R$3.890,00 por mês.

Área contemplada com o projeto

“Os consumidores de áreas de baixa renda foram estudados para entendermos o comprometimento da renda fixa e entender o limite de comprometimento e endividamento dessas pessoas. A baixa renda é definida não só pelo quanto a pessoa ganha, mas pelo valor, cultura, estilo de vida e hábitos de consumo. Há uma ordem de prioridades ao fazer pagamentos de acordo com as necessidades e vontades. Nos programas desenvolvidos com foco nesse público, são adotadas medidas para diminuir a inadimplência com financiamento da dívida e acompanhamento social”.

O diretor Comercial e de Operações destaca que a prioridade da Sanesul é realizar este trabalho em Corumbá e Dourados, por conta da quantidade de áreas invadidas. “Após conversar com as pessoas e convencê-las dos benefícios, a Sanesul vem com infraestrutura, disponibiliza o saneamento e leva qualidade de vida. Queremos tirar o olhar da obra e mostrar as vantagens de ter um endereço, uma ligação regularizada e para isso, queremos contar com a parceria do Governo do Estado, prefeituras, Ministério Público, entre outras instituições”, afirma.

“É um direito de todas as pessoas terem acesso à água tratada, ao saneamento, por isso queremos desenvolver este trabalho. O próximo passo agora é discutir estas ações com a equipe de mobilização social da Sanesul, fazer treinamentos e assim, trazer este trabalho para Mato Grosso do Sul”.

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.