Dia Mundial da Água: Sanesul participará de mutirão de limpeza do Rio Aquidauana

A ação, que recebeu o nome de ‘DESPOLUIÇÃO DO RIO AQUIDAUANA’ acontecerá no dia 23 de março (sábado)
19/03/2024 15:26:17

Foto: Agecom

Em Aquidauana, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), em parceria com Polícia Militar Ambiental e outras instituições públicas da cidade, participará da limpeza no Rio Aquidauana, uma ação em alusão ao Dia Mundial da Água que é comemorado em 22 de março.

O objetivo central é a retirada de resíduos sólidos (lixo) do leito do rio e dar a eles a devida destinação final.

A ação, que recebeu o nome de ‘DESPOLUIÇÃO DO RIO AQUIDAUANA’, foi organizada pelo 2º PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL que dará todo suporte e segurança, e acontecerá  no dia 23 de março (sábado) com início bem cedo, às 05h00.

A extensão efetiva da ação será de 19km de rio, compreendendo o trecho entre a foz do Rio Taquarussu até o empreendimento “Pesqueiro Toca da Onça”.

A limpeza será realizada por terra às margens do Rio Aquidauana e via fluvial, 40 embarcações serão utilizadas, onde todos os envolvidos estarão devidamente equipados (EPIs e Coletes Salva-Vidas).

Todo material localizado será recolhido e depositado no pátio do Quartel da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, e posteriormente será retirado pela Prefeitura Municipal.

Portal do Pantanal

Aquidauana é uma cidade considerada como portal do pantanal, servindo como ponto de entrada e saída dessa região tão importante para o MS.  Apesar de haver coleta seletiva, é comum ver resíduos sólidos espalhados, principalmente às margens do rio que dá nome à cidade. Segundo a PMA, infelizmente o acúmulo de lixo é registrado diariamente pelas Equipes de Fiscalização e, quase sempre os autores acabam impunes por falta de constatação da autoria.

Foto: PMA

Reunião das equipes antes do ação de mutirão de limpeza do Rio Aquidauana, que acontecerá no próximo sábado, dia 23

O acúmulo de resíduos pode ocasionar a proliferação de vetores e com isso gerar problemas de saúde ocasionando algumas doenças tais como: a dengue, a zika, a chikungunya; a febre amarela, a raiva, a leptospirose, a febre bubônica, a criptococose e a Salmonelose.

Os danos à biodiversidade resultam também em danos para a economia, pois afetam negativamente atividades de pesca, turismo, transporte e locomoção.

O lixo descartado de forma inadequada ameaça a biodiversidade, a economia, e a saúde humana. Por isso os mutirões de limpeza são importantes para combater o problema.

RETIRADA DE OBJETOS SÓLIDOS (LIXO) DO LEITO DO RIO AQUIDAUANA

AÇÃO: “DESPOLUIÇÃO DO RIO AQUIDAUANA”.

ORGANIZAÇÃO: 2º PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE AQUIDAUANA/MS.

LOCAL: TRECHO COMPREENDIDO ENTRE A “BARRA DO RIO TAQUARUSSU” AO PESQUEIRO “TOCA DA ONÇA”.

DATA: 23 de março de 2024.

HORÁRIO: Das 5 horas às 10 horas.

Dia Mundial da Água

A Sanesul deu início nas ações que envolvem as comemorações do Dia Mundial da Água. Além da campanha institucional, a equipe de Meio Ambiente da empresa está promovendo muitas ações educativas em 38 municípios, mobilizando alunos e comunidades, levando conhecimento e promovendo a conscientização da população sobre a importância e o uso correto da água tratada.

Este ano, a Companhia de Saneamento do Estado de MS traz como temática da sua campanha uma reflexão individual: O que a água representa para você? Será que estamos dando a importância devida para esse bem tão essencial?

Confira as ações programadas pela empresa em todo Estado: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-programa-acoes-em-todo-estado-para-celebrar-o-dia-mundial-da-agua-7899