Destinados mais de R$ 10,6 milhões para obras de saneamento na cidade de Aquidauana

A ordem de serviço foi assinada no último dia 3 de abril pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Leopoldo Godoy do Espírito Santo.
17/04/2023 13:21:45

Estação de Tratamento de Esgoto em Aquidauana

A cidade de Aquidauana receberá mais de R$ 10,6 milhões em investimentos do governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), em obras de infraestrutura de saneamento básico.

Serão investidos um total de R$ 10.614.814,48 na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, incluindo implantação de rede coletora, ligações domiciliares e complementos nas elevatórias de esgoto.

Com recursos do programa ‘Avançar Cidades’, a previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de 24 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço, beneficiando a população local.

A medida é de extrema importância para a saúde pública da população local, uma vez que o saneamento básico é fundamental para prevenir doenças e garantir condições mínimas de higiene.

Além disso, a iniciativa também contribui para a preservação do meio ambiente do município, localizado na região sudoeste do Estado.

De acordo com a direção da Sanesul, além dos moradores, as obras beneficiarão turistas que visitam frequentemente Aquidauana, conhecida como ‘Princesa do Sul’ e uma das portas de entrada do Pantanal sul-mato-grossense.

As obras implicarão na melhoria da qualidade de vida dos moradores e na ampliação da infraestrutura sanitária, elevando consideravelmente a cobertura do sistema de esgotamento sanitário.

Para Renato Marcílio, a parceria institucional com a prefeitura e a Câmara de Vereadores foi essencial para a continuidade dos investimentos na cidade.

“Esses trabalho em conjunto possibilita a execução de serviços essenciais. Estamos levando saneamento para essa região e isso significa levar também saúde e qualidade de vida para os moradores e turistas que visitam a cidade”, atestou o dirigente.

OUTROS INVESTIMENTOS

Em março do ano passado, a Sanesul entregou 14.2 quilômetros de rede coletora de esgoto, 608 ligações domiciliares e duas estações elevatórias em Aquidauana, um investimento de R$ 2.290.295,46.

A cidade recebeu ainda outros investimentos, como mais 14.1 quilômetros de rede coletora de esgoto e 1.274 ligações domésticas, obras que custaram R$ 2.826.702,35.

No total, a companhia investiu à época R$ 5.116.997,81 nessas obras de infraestrutura de saneamento.

O planejamento do governador Eduardo Riedel é que à área de cobertura do esgotamento sanitário do município, atualmente em 26,8%, seja universalizada dentro do planejamento estabelecido.

Além de Aquidauana, a estratégia do governador e da companhia de saneamento é ampliar a área de cobertura do esgoto nos 68 municípios onde opera, visando se antecipar a meta fixada pelo novo marco legal do saneamento básico.