ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Alunos fazem visita em laboratório central da Sanesul

Na capital, alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Hercules Maymone conhecem processo de controle de qualidade da água
Escrito por ACOM/SANESUL
09/10/2019 13:07:01    


Turma de terça-feira durante visita no laboratório em Campo Grande

A semana foi de visita técnica nos laboratórios da Sanesul em Campo Grande. Os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Hercules Maymone foram conhecer as instalações e equipamentos que servem para fazer as análises da qualidade de água e monitoramento das estações de tratamento de esgoto dos municípios operados pela Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul.

Primeiro, eles assistiram a um vídeo e conheceram um pouco mais da atuação da empresa nas 128 localidades onde opera. A apresentação teve o apoio da bióloga Leticia Caputo e de Jane Laura Dias, ambas da Gerência de Meio Ambiente e Ação Social (GEMAM).  Na sequência, eles partiram para uma visita dentro dos laboratórios para acompanhar o passo a passo das análises que são realizadas pelos profissionais.

Segundo o professor e coordenador do curso, Cristiano Pereira da Silva, as vistas de campo são constantes neste curso. “Nós saímos da sala de aula para que os alunos vejam de perto como é a atuação do profissional do dia a dia. A teoria é importante, mas vivenciar a experiência dentro de uma empresa, que um dia pode ser o emprego deles, é dar um estimulo maior”, comentou.

A visita foi dividida em dois dias, e os grupos guiados pelos profissionais da Sanesul: Cleonice Tamie, Bióloga; Augusto Cesar Troli, Supervisor do Laboratório de Efluentes; Paula Andréia Bogarim, Laboratorista e Renato Augusto dos Santos, Supervisor do Laboratório de Água. Cada um deles passou a rotina do seu setor e especialidade, estimulando a curiosidade e tirando dúvidas. Ao todo, 60 alunos e 4 professores passaram pela experiência.  

De acordo com Cristiano, todo conhecimento adquirido será aprimorado em sala de aula. “Agora, nós nos reunimos em sala de aula e discutimos sobre tudo que vimos. Além disso, todo conteúdo que aprendemos será trabalhado em outras disciplinas. Isso ocorre depois de todas as visitas que fazemos”, disse.

Apesar de não operar o saneamento da capital, a Sanesul tem seu laboratório central em Campo Grande, onde são realizadas as análises de maior complexidade das amostras que vem dos municípios. A empresa possui mais 10 Laboratórios Regionais onde são realizadas as análises locais de maior frequência: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. São processadas mensalmente mais de 8 mil análises microbiológicas e físico químicas, que asseguram a manutenção dos padrões estabelecidos pela legislação. Além disso, em cada uma das localidades são realizadas análises de controle operacional.

Os futuros profissionais do meio ambiente conheceram como a Sanesul mantém os padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira, que determina os parâmetros da potabilidade da água utilizada para abastecimento público, e como monitora com rigor a captação, tratamento e distribuição de toda a água que fornece diariamente a seus clientes.

Por fim, eles tiveram uma noção geral sobre todo o processo de controle de qualidade, os equipamentos utilizados, processo de coleta e análise, e sobre a legislação.


Foto: Acom


Foto: Acom


Foto: Acom



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.