Alunos de Laguna Carapã conhecem funcionamento da Estação de Tratamento de Água de Dourados

Durante a visita, eles acompanharam o passo a passo de todo o tratamento e conheceram as instalações da ETA, e também aprenderam como é feito o armazenamento e a distribuição de água.
31/08/2023 15:31:52

Alunos em frente a ETA Dourados

Alunos da escola municipal da cidade de Laguna Carapã, localizada na região sul de Mato Grosso do Sul, visitaram na manhã desta quinta-feira (31), a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Dourados.

Durante a visita, eles acompanharam o passo a passo de todo o tratamento e conheceram as instalações da ETA, e também aprenderam como é feito o armazenamento e a distribuição de água, proporcionando uma experiência educativa e enriquecedora.

Essa iniciativa, promovida pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), não apenas evidencia o compromisso da empresa com a educação e conscientização, mas também destaca a importância de abrir as portas das instalações de abastecimento para alunos interessados no funcionamento do sistema.

Para o gerente regional da Sanesul em Dourados, Klinger Rodrigues, a experiência educacional não apenas abriu os olhos dos alunos para a importância vital do tratamento de água, mas também inspirou a imaginação de futuros cientistas, engenheiros, ecologistas e profissionais relacionados ao meio ambiente.

“Essa visita não é apenas um passeio, mas um investimento no futuro, já que desperta o interesse das mentes jovens para carreiras que podem contribuir significativamente para a gestão e conservação dos recursos hídricos, observou o supervisor de operações da Sanesul, Adrian Leduino, que acompanhou os alunos.

CAPTAÇÃO

Dentro de uma ETA, a água captada tanto de fontes superficiais, como rios e represas, quanto de fontes subterrâneas, como poços artesianos, pode passar por diversas etapas e processos, sejam eles biológicos, físicos e químicos, a fim de adquirir as propriedades necessárias para a potabilidade e a distribuição segura.

A água, elemento fundamental para a vida, está ligada à saúde pública e ao desenvolvimento sustentável. A compreensão do processo completo de tratamento, desde a captação até a distribuição, é crucial para a valorização desse recurso natural e para a conscientização sobre sua utilização responsável.

Além do mais, a parceria entre instituições de ensino e a companhia de saneamento é uma maneira valiosa de cultivar uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação dos recursos naturais.