8 de março - Dia Internacional da Mulher

Mulheres do saneamento: levando saúde, bem–estar e qualidade de vida para as famílias sul-mato-grossenses
04/03/2024 10:15:17

Cleonice Isaías da Silva - Mulher do saneamento no atendImento comercial

A presença das mulheres nas companhias de saneamento tem modificado a realidade dessas empresas, cujo objetivo é proporcionar saúde e qualidade de vida para a população. Elas lideram times, do administrativo ao operacional, exercendo papel fundamental na rotina de trabalho.

A Sanesul possui 337 mulheres em atividade nas mais variadas funções, cada uma com uma missão diferente e importante, sendo 73 delas em cargo de gestão.

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, um momento de celebrar as conquistas e obter o reconhecimento da presença feminina cada vez mais forte nas diversas áreas da sociedade.

- “É gratificante trabalhar em uma empresa pública que manuseia e oferece para a população um produto essencial à vida que é a água. Há 17 anos estou nessa jornada de desafios diários no atendimento da Sanesul. Junto com os desafios vem o aprendizagem, o crescimento e, consequentemente, a maturidade no processo. A perseverança no trajeto tem sido possível graças a Deus que me sustenta e possibilita trabalhar com uma equipe diferenciada e especial, composta por mulheres e homens comprometidos com o que fazem. Sinto-me feliz em fazer parte do time de funcionários que ajuda a promover a qualidade de vida dos moradores de Mato Grosso do Sul. – Cleonice Isaías da Silva, atendente comercial.

Mulheres no saneamento

As mulheres, com a sua sensibilidade e força, estão se destacando muito em todas as áreas de atuação no setor de saneamento básico, desde a operação de sistemas de água e esgoto até a atuação na gestão das organizações. E isso só tem trazido bons resultados.

O papel da mulher é importante para a mudança de conceito das próprias companhias no contexto das políticas públicas e da saúde.

Tamiris Bispo Martins - Mulher do saneamento e agente administrativo -

O saneamento é um tema que tem tudo a ver com a mulher, uma vez que a mulher tem uma sensibilidade natural com higiene, saúde e com as questões sociais. São elas as que mais se preocupam com o ambiente em que vivem e, principalmente, em proteger a família.

As mulheres em geral são mais determinadas nas ações de saneamento em casa para preservar a saúde da própria família. Tanto na atenção aos dias e horários da coleta do lixo, na separação do material da coleta seletiva, no uso racional da água. Elas são mais  atentas a esses temas.

Os desafios enfrentados para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil são enormes e podemos observar que há um aumento expressivo da participação feminina no setor profissional, inclusive com múltiplas áreas de especialidade. Este é um fato muito relevante, pois, aumentando a diversidade, multiplicam-se os olhares, as características das decisões e formas de implementação de ações efetivas.

Neste dia especial, 8 de março, convidamos a todos para celebrarmos juntos (homens e mulheres) o papel da mulher que agrega tanto valor e sensibilidade aos temas de saúde pública.

Agradecemos a Sanesul, empresa que tem seu olhar voltado para as mulheres, tantas profissionais, muitas em cargos de comando, e que diariamente contribuem com maestria para o desenvolvimento de um ambiente saudável e levando saúde, bem–estar e qualidade de vida para as famílias sul-mato-grossenses.

- “Sou funcionária da Sanesul desde 2015 e cada dia é um aprendizado. É muito satisfatório fazer parte do processo que envolve a logística da empresa, esta que desempenha o papel de promover saúde e qualidade de vida para milhares de pessoas. Sou  grata em contribuir para a história e desenvolvimento desta empresa e em saber que o meu esforço se soma ao de vários colegas comprometidos com a missão da Sanesul”. - Tamiris Bispo Martins, agente administrativo.