Unidade Regional em Ação: GERCO

Duas cidades pantaneiras formam a GERCO. Com obras importantes na região, sempre focada na missão de proteger o Meio Ambiente, a Sanesul vem preparando Corumbá e Ladário para a universalização do esgotamento sanitário.
29/01/2021 07:37:24

Foto: acom

vista aérea da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto de Corumbá

UNIDADES REGIONAIS EM AÇÃO: GERCO

Corumbá
Na atual gestão do Governo do Estado (entre obras concluídas + em execução + a executar) a Sanesul tem cerca de R$ 90,4 milhões de reais investidos no fornecimento de água tratada e na coleta e tratamento do esgoto doméstico da Cidade Branca.
Localizada a 453 km da capital Campo Grande, Corumbá é considerada a quarta maior cidade de MS, com características específicas e desafiadoras. Mas, a Companhia conseguiu executar projetos importantes de saúde pública, contribuindo na qualidade de vida da população.
Em 2020, a Sanesul finalizou projetos de ampliação do sistema de reservação e infraestrutura da distribuição de água.
Por exemplo, um novo reservatório no Bairro Guatós (parte alta da cidade) que atende a princípio o Conjunto Habitacional Flamboyant 1, 2 e 3. Ele tem capacidade de armazenamento de 500 mil litros de água tratada. Essa obra foi executada com recursos próprios da empresa.
Ao mesmo tempo, a rede de distribuição de água foi ampliada e novas ligações de imóveis foram feitas, mantendo a universalização do atendimento em toda a cidade.
Além disso, há um investimento garantido para na captação de água no município. Serão construídos dolfins (blocos de concreto para proteção da estrutura contra colisão) na captação de água bruta. O projeto está para licitar. O recurso é proveniente do programa Avançar Cidades, viabilizado pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) junto à Caixa Econômica Federal.

Quanto ao SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO, no segundo semestre de 2020, a Sanesul deu início aos projetos de ampliação do sistema de coleta na cidade de Corumbá.
Essa ampliação da rede de coleta na cidade é realizada com recursos do Orçamento Geral da União – OGU e da própria empresa: R$ 14 milhões de reais.
Os bairros contemplados com este pacote de obras são Santos Dumond, Aeroporto, Universitário (Vila Mamona), Cristo Redentor (conjunto Cravo Vermelho) e a região do Centro.

Ampliar a rede de coleta e tratamento do esgoto em Corumbá faz parte do projeto do Governo do Estado e Sanesul que buscam investimentos para alcançar a universalização do serviço em todo Estado de MS.
Atualmente, há R$ 14,3 milhões em obras de saneamento sendo executadas em Corumbá.

Ladário
Ladário é a segunda cidade atendida pela Sanesul nessa regional. Em licitação, está o recurso do programa Avançar Cidades que acontece em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Está prevista a execução de 7,3 km de rede coletora de esgoto, 303 ligações domiciliares de esgoto e a realização de projetos sociais. Valor de investimento em mais de R$ 3,5 milhões de reais.