Sanesul prioriza o serviço de controle de qualidade da água

São quase 1.740 pontos para coleta das amostras de controle de qualidade distribuídos nos municípios.
10/03/2022 10:35:29

Laboratório de Campo Grande processa as análises de maior complexidade e reúne todas as informações repassadas ao SISAGUA

A Sanesul mantém um controle rigoroso e diário da qualidade da água que é ofertada aos moradores dos 68 municípios atendidos pela Companhia. São 11 laboratórios de ensaios de controle em atividade, sendo que no Laboratório de Campo Grande é feito o processamento das análises de maior complexidade, e nos 10 laboratórios das sedes regionais são realizadas as análises de maior frequência.

A Companhia segue os padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira / ministério da saúde que determina os parâmetros da potabilidade da água utilizada para abastecimento público e monitora com rigor, a captação, tratamento e distribuição de toda a água que fornece diariamente a seus clientes.

O rígido controle é feito em dois momentos: no Operacional e no Controle de Qualidade dos Sistemas e Rede de Distribuição. O monitoramento é realizado nos mananciais subterrâneos e Superficiais, sendo, 456 poços mais os pontos de captação ( córregos e rios), e também são controladas as saídas de tratamento e nas redes de distribuição.

A empresa também prioriza investimentos na qualidade de água com controle rigoroso, e investe em tecnologia e equipamentos de tratamento. Nos laboratórios as amostras são analisadas por equipe com formação nas áreas de química e biologia,

Como forma de garantir transparência, a Sanesul disponibiliza aos seus consumidores, o resultado de suas análises que é impresso nas contas de água enviadas às residências. A população pode ainda acessar os dados a qualquer momento, no site da SISAGUA - (http://dados.gov.br/dataset/controle-semestral).

Os resultados também são acompanhados pelos Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais.

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul tem um compromisso com a qualidade da água que capta, trata e distribui, seus laboratórios seguem rigorosamente todas as normas estabelecidas e que estão em vigor no país, de acordo com portaria do ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade.