ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul investe R$ 1,4 bilhão em obras de saneamento no Estado

Investimentos e muitas obras que tornaram possível fornecer água tratada para toda a população de MS; além de viabilizar a execução de muitas estações de tratamento de esgoto e centenas de km de rede de esgoto.
Escrito por ACOM/SANESUL
17/05/2021 09:11:56    


Foto: Acom/Melissa Schmidt

Perfuração de poços

A Sanesul executa obras de saneamento em praticamente todas as cidades onde opera: são 128 localidades, sendo 68 municípios e 60 distritos, que recebem investimentos constantemente.

A Companhia nunca para e o Estado de Mato Grosso do Sul cresce assim como a demanda por ampliação dos sistemas de abastecimento de água tratada e de coleta e tratamento do esgoto doméstico.

Na atual gestão do Governo do Estado, de 2015 a 2022, entre obras concluídas, em execução, e a executar no próximo ano, o valor de investimento chega em R$ 1.407.190.069,23, aplicado integralmente no saneamento dos municípios atendidos pela Companhia.

São dezenas de obras. E são muitos recursos, grande parte da própria empresa que reinveste nos municípios por meio de programas de incentivo ao saneamento como o Programa Avançar Cidades; e outros capitalizados por meio de convênios como com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que tornou possível a construção de estações de tratamento de esgoto e a execução de centenas de km de rede de esgoto.

OBRAS – Apenas nos últimos dois anos, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul bateu um recorde de investimentos, maior volume de obras na sua história. São 30 obras em fase de planejamento, projeto e orçamento; mais 30 obras em fase de licitação; 45 obras em execução; e outras 75 já entregues para a população sul-mato-grossense.

ÁGUA PARA TODOS - Com a oferta de água tratada já universalizada e disponível para toda a população, a Companhia de Saneamento de MS faz investimentos para melhorar a infraestrutura existente e aplica na prevenção e em tecnologia para aperfeiçoar o sistema de produção, distribuição e monitoramento da água.

UNIVERSALIZAÇÃO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Para garantir o acesso ao tratamento do esgoto de cada família sul-mato-grossense, a Sanesul e o Governo do Estado investem fortemente nas obras que ampliam a quantidade de rede de coleta do esgoto nas cidades onde já fazem o tratamento.

Obras em Dourados

Ao mesmo tempo, investe na implantação de rede de coleta nos municípios que ainda não utilizavam o serviço. O objetivo agora é atingir o índice ideal de cobertura no Estado. Mato Grosso do Sul está no caminho da universalização podendo ser o primeiro Estado brasileiro a atingir tal objetivo.  

MAIS INVESTIMENTOS - Em 2021, a empresa deu início ao trabalho com a Parceria Público-Privada (PPP), que veio para somar investimentos e realizar obras a fim de universalizar o esgotamento sanitário no Estado em até 10 anos. São outros e novos recursos que chegam para contribuir nessa meta ousada que o Governo Estadual e a Companhia abraçaram. É um compromisso assumido com a população em que ambos têm um único objetivo, o de promover mais qualidade de vida, mais saúde, dignidade e melhores índices na educação, além do desenvolvimento das cidades com a valorização imobiliária, preservação do meio ambiente, atração de investimento, entre outros benefícios.  Leia sobre a PPP e o investimento que será aplicado em esgotamento - https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/retrospectiva-2020-sanesul-encontra-na-ppp-o-melhor-caminho-para-universalizar-o-esgotamento-sanitario-em-mato-grosso-do-sul


Foto: Acom/Melissa Schmidt


Foto: Acom/Melissa Schmidt



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.