ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul investe na execução de projeto de reúso de água da lavagem dos filtros da ETA Dourados

Com investimento de R$ 4 milhões de reais, a empresa quer reaproveitar até 3 milhões de litros de água por dia, que é utilizada na lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA)
Escrito por ACOM/SANESUL
14/06/2021 07:58:39    


Foto: Acom/Melissa Schmidt

Sanesul vai recuperar cerca de 3 milhões de litros de água por dia utilizada no processo de limpeza da ETA em Dourados

A Sanesul está executando uma grande obra em Dourados com o propósito de recuperar cerca de 3 milhões de litros de água por dia utilizada no processo de limpeza dos filtros da ETA - Estação de Tratamento de Água.

O investimento neste projeto de reúso da água da lavagem dos filtros é de R$ 4.048.703,13.

No processo, após a lavagem dos filtros, a água será encaminhada para um tanque de equalização de vazão, e depois enviada de volta para a entrada da Estação de Tratamento de Água por meio de uma estação elevatória de recirculação.

De acordo com os técnicos da Gerência de Meio Ambiente da Sanesul, o reaproveitamento da água de lavagem dos filtros também minimiza os impactos ambientais uma vez que será reduzida a vazão da água captada do rio Dourados.

Projeto de reúso da água é voltado para a sustentabilidade ambiental

Essa é mais uma medida da Companhia voltada para a sustentabilidade ambiental.

Além disso, também será implantado um sistema de tratamento do lodo oriundo da descarga dos floculadores e decantadores, constituído por tanque de equalização, adensador e sistema de desidratação de lodos através de Bags filtrantes.

 

Como funcionam as ETAs: 

A “água bruta”  - sem tratamento – é captada nos mananciais (rios e córregos) por bombas e adutoras e é levada até uma Estação de Tratamento de Água (ETA).

Nas ETAs, a água passa por um rigoroso processo para remoção de impurezas e tratamento (floculação, decantação e filtração).

Depois de limpa, a água recebe cloro para desinfecção e é encaminhada para estações de bombeamento, que bombeiam a água para os reservatórios de cada bairro e, assim, chega às casas.

Em MS existem 13 ETAs.

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.