Sanesul autoriza início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto em Selvíria

Obras incluem 17.355 metros de rede coletora de esgoto e 812 ligações domiciliares.
04/03/2022 11:02:55

Mesa das autoridades durante ato em Selvíria

A ‘Rota do Saneamento’ passou na manhã desta sexta-feira (4) pela cidade de Selvíria, onde autorizou o início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário.

A autorização para o início das obras, incluindo uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), foi assinada pelo diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior.

A autorização inclui ainda 17.355 metros de rede coletora de esgoto e 812 ligações domiciliares.

Os investimentos licitados são com recursos como parte da terceira etapa do Programa ‘Avançar Cidades”, garantidos pela companhia de saneamento junto a Caixa Econômica.

O ato público contou com a presença do vice-prefeito Jaime Soares Ferreira, representando o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, secretários municipais, vereadores, funcionários locais da empresa e populares.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva, disse que, além de Selvíria, a companhia tem levado obras de saneamentos aos 68 municípios onde a empresa opera.

Ele disse que falar em saneamento todo mundo fala porque sabe a necessidade, mas o importante é colocar em prática.

“A cada R$ 1 real investido em saneamento você economiza R$ 5 reais em saúde, mas o importante não é só falar, o importante é fazer o que estamos fazendo aqui, não só em Selvíria, porque aqui é um dos municípios que a gente está fazendo, eventos, reuniões e entrega de obras nos 68 municípios a onde a empresa atua”, destacou, acrescentando que as obras vão mudar a história da cidade.

O vice-prefeito Jaime Soares Ferreira agradeceu a parceria com a Câmara de Vereadores que aprovou a concessão dos serviços públicos de água e esgoto e destacou o volume de obras de saneamento na cidade por determinação do governador Reinaldo Azambuja.

Ele enalteceu o trabalho do presidente Walter Carneiro Júnior e dos funcionários da unidade da Sanesul local, lembrando que a implantação do sistema de esgoto no município será de grande importância para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

O diretor-presidente da companhia reafirmou o compromisso do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) de levar obras para os municípios, incluindo de saneamento, uma vez que o objetivo do Governo e da Sanesul é atingir a meta de universalização do esgotamento sanitário, se antecipando assim ao prazo estabelecido pelo novo marco legal do saneamento básico.

Walter Carneiro Júnior destacou que quando o saneamento básico chega numa cidade o prefeito tira a pressão dos postos de saúde, uma vez que há uma melhora nos índices de infecção de doença e as pessoas conseguem formar a família e criar melhor os filhos sem ter que conviver com essa situação de precariedade.

“Eu digo tudo isso porque o Mato Grosso do Sul hoje é diferente dos demais estados da federação. Quando você liga a TV na grande mídia nacional você vê a venda de um país onde o saneamento é um caos, Norte, Nordeste e Mato Grosso, mais de 50% das cidades sem abastecimento de água. Mais de 80% das cidades sem esgotamento sanitário”, pontuou Walter Carneiro Júnior, acrescentando que a realidade do Estado é completamente diferente.

Segundo ele, hoje o Estado tem a universalização do sistema de água, que avançou muito nos últimos anos e pode levar o produto para todas as casas onde a Sanesul opera o sistema, o que representa mais 600 mil unidades de consumo.

“Uma água tratada, certificada, com mais de 12 mil coletas mensais que nossos agentes fazem para poder garantir para a família de Mato Grosso do Sul, que pode abrir a torneira e tomar aquela água, que não prejudica em nada a criação de seus filhos. Esse é um selo de qualidade da Sanesul”, acrescentou, ao destacar ainda a área de cobertura do esgotamento sanitário que hoje atinge mais de 55%.

ROTA DO SANEAMENTO

Localizado na região do Bolsão, Selvíria é o 51º município a ser visitado pela Rota do Saneamento, programa da Sanesul que percorre várias regiões do Estado inaugurando obras e anunciando outros investimentos com objetivo de atingir a meta da universalização do esgotamento sanitário por determinação do governador Reinaldo Azambuja.

A ideia do governador é garantir melhor qualidade de vida para os moradores das 68 cidades onde a Sanesul mantém a concessão dos serviços públicos, sobretudo, preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento socioeconômico de cada região.

Além de Walter Carneiro Júnior, participaram do ato os diretores da Sanesul, Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente) e Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações), além do presidente do Conselho de Administração, Álvaro Sciptori Filho.

Foto: Acom

Evento contou com a presença de autoridades e populares

Foto: Acom

Walter Carneiro Júnior autorizou obras de saneamento em Selvíria